[ anterior ] [ Conteúdo ] [ 1 ] [ 2 ] [ 3 ] [ 4 ] [ 5 ] [ 6 ] [ A ] [ próximo ]


Notas de Lançamento para Debian GNU/Linux 3.1 (`sarge'), S/390
Capítulo 5 - Problemas que você precisa conhecer no sarge


5.1 Mudanças nos pacotes Python

Nenhum dos pacotes python2.x que estão incluídos no sarge incluem os módulos padrão 'profile' e 'pstats', devido aos mesmos serem licenciados sob uma licença que não é compatível com a DFSG (veja o bug #293932 para detalhes). Esses dois módulos podem ser encontrados nos pacotes python-profiler e python2.x-profiler, os quais estão incluídos na seção non-free do repositório Debian.


5.2 Atualizando para um kernel 2.6

A série 2.6 do kernel contém grandes mudanças em relação a série 2.4. Módulos foram renomeados e diversos controladores foram parcialmente ou, em algums vezes, quase que completamente removidos. Atualizar para um kernel 2.6 a partir de uma versão anterior não é, portanto, um processo a ser considerado fácil. Esta seção tem como objetivo informá-lo sobre alguns dos problemas que você pode enfrentar.

É, portanto, fortemente recomendado que você não atualize para um kernel 2.6 como parte de uma atualização do woody para o sarge. Ao invés disso, você deverá primeiro se certificar que seu sistema funcione corretamente com o kernel antigo ou com um kernel 2.4 do sarge e fazer uma atualização para um kernel 2.6 posteriormente como um projeto separado.

Caso você compile seu próprio kernel a partir do código-fonte, certifique-se de instalar o module-init-tools antes de reiniciar com o kernel 2.6. Esse pacote substitui o modutils para kernels 2.6. Caso você instale um dos pacotes kernel-image do Debian, esse pacote será instalado automaticamente como uma dependência.

Caso você utilize LVM você deverá também instalar o lvm2 antes de reiniciar uma vez que o kernel 2.6 não suporta diretamente LVM1. Para acessar volumes LVM1, a camada de compatibilidade do lvm2 (o módulo dm-mod) é utilizado. Você pode manter o lvm10 instalado; os scripts de inicialização irão detectar qual kernel está sendo utilizado e executar a versão apropriada.

Caso você possua entradas no arquivo /etc/modules (o lista de módulos a serem carregados durante a inicialização do sistema), esteja ciente de que nomes de módulos podem ter mudado. Caso isso aconteça voc terá que atualizar esse arquivo com os novos nomes dos módulos.

Uma vez que você tenha instalado seu kernel 2.6, mas antes de reiniciar, certifique-se de que você possua um método de recuperação. Primeiro, certifique-se de que a configuração do carregador de inicialização possua entradas para ambos o novo kernel e o kernel 2.4 antigo e funcional. Você deverá também certificar-se de possuir um disquete de "recuperação" ou um CD-ROM a mão, caso de erros de configuração do carregador de inicialização o impeçam de iniciar o kernel antigo.


5.2.1 Mudar para o 2.6 pode ativar o udev

O udev é uma implementação em nível de usuario do devfs. Ele é montando sob o diretório /dev/ e irá popular dinamicamente esse diretório com dispositivos suportados pelo kernel. Ele também irá adicionar e remover dispositivos dinamicamente a medida que módulos de kernel forem carregados ou descarregados, respectivamente, trabalhando em conjunto com o hotplug para detectar novos dispositivos. O udev funciona somente com kernels 2.6.

Como o udev é automaticamente instalado como uma dependência do gnome, por exemplo, existe uma chance de que atualizar para um kernel 2.6 possa resultar na ativação do udev.

Apesar do udev ter sido testado extensivamente, você pode enfrentar problemas menores com alguns dispositivos que precisarão ser corrigidos. Os problemas mais comuns são permissões ou o dono de um dispositivo sendo modificados. Em alguns casos um dispositivo pode não ser criado por padrão (por exemplo, /dev/video e /dev/radio).

O udev fornece mecanismos de configuração para lidar com esses problemas. Consulte a página de manual udev(8) e o diretório /etc/udev para maiores informações.


[ anterior ] [ Conteúdo ] [ 1 ] [ 2 ] [ 3 ] [ 4 ] [ 5 ] [ 6 ] [ A ] [ próximo ]


Notas de Lançamento para Debian GNU/Linux 3.1 (`sarge'), S/390

$Id: release-notes.pt_BR.sgml,v 1.20 2005/07/03 10:19:16 jseidel Exp $

Josip Rodin, Bob Hilliard, Adam Di Carlo, Anne Bezemer, Rob Bradford (atual), Frans Pop (atual)
debian-doc@lists.debian.org