5.1. Iniciar o Instalador em SPARC

5.1.1. Iniciar com TFTP

Iniciar pela rede, requer que tenha uma ligação de rede configurada e um servidor de arranque de rede TFTP (DHCP, RARP ou BOOTP).

O método de instalação para suportar o arranque pela rede é descrito na Secção 4.4, “Preparar Ficheiros para arranque pela Rede via TFTP”.

Em máquinas com OpenBoot, entre simplesmente no monitor de arranque da máquina que está a ser instalada (veja a Secção 3.6.1, “Invocar o OpenBoot”). Utilize o comando boot net para iniciar a partir do servidor TFTP e RARP, ou tente boot net:bootp ou boot net:dhcp para iniciar a partir de um servidor TFTP e BOOTP ou DHCP. Algumas revisões antigas do OpenBoot requerem o nome do dispositivo, tal como boot le(); Estas, provavelmente, não suportam BOOTP nem DHCP.

5.1.2. Iniciar a partir de CD-ROM

O melhor caminho para a maioria das pessoas será usar um conjunto de CDs Debian. Se tem um conjunto de CDs, e se a sua máquina suporta arranque directamente a partir do CD, fantástico! Simplesmente insira o seu CD, reinicie, e proceda para o próximo capítulo.

Note que determinadas drives de CD podem necessitar de drivers especiais, e portanto estarem inacessíveis nas fases iniciais da instalação. Se se verificar que a maneira comum de iniciar a partir do CD não funciona no seu hardware, visite novamente este capítulo e leia sobre métodos alternativos para instalar e kernels alternativos que poderão funcionar consigo.

Mesmo se não conseguir iniciar a partir do CD-ROM, poderá provavelmente instalar os componentes do Debian e qualquer pacote que deseje a partir do CD-ROM. Simplesmente arranque utilizando uma media diferente, tal como disquetes. Quanto for altura de instalar o sistema operativo, sistema base, e qualquer pacote adicional, aponte o sistema de instalação para a drive de CD-ROM.

Se tiver problemas com o arranque, veja a Secção 5.3, “Diagnosticar Problemas no Processo de Instalação”.

A maioria das versões OpenBoot suportam o comando boot cdrom que é simplesmente um alias para iniciar a partir de um dispositivo SCSI num ID6 (ou o master secundário para sistemas IDE). Você pode ter de utilizar o nome do dispositivo actual para versões antigas do OpenBoot que não suportam este especial comando. Note que têm sido reportadas algumas dificuldades em sistemas de arranque a partir de CD-ROM em Sun4m (e.g., Sparc 10s and Sparc 20s).

5.1.3. Iniciar de Disquetes

Para iniciar a partir de um disquete numa Sparc, utilize

Stop-A -> OpenBoot: "boot floppy"

Fique avisado que a nova arquitectura Sun4u (ultra) não suporta iniciar de disquete. Uma mensagem de erro tipica é Bad magic number in disk label - Can't open disk label package. Além disso, um número de modelos Sun4c (tais como IPX) não suportam imagens comprimidas nos discos, não sendo portanto suportadas.

Várias Sparcs (ex. Ultra 10) têm um bug OBP que as impede de arrancar (em vez de simplesmente não suportarem de todo arrancar). O download da actualização apropriada de OBP como produto ID 106121 poderá ser feito a partir de http://sunsolve.sun.com.

Se está a iniciar de disquete, e vê mensagens como

Fatal error: Cannot read partition
Illegal or malformed device name
 

então é possível que a disquete de arranque não seja simplesmente suportada na sua máquina.

5.1.4. Mensagens ID

Se não consegue arrancar porque recebe mensagens sobre um problema com “IDPROM”, então é possível que a sua bateria NVRAM, que contém informação de configuração para o seu firmware, se tenha esgotado. Veja a Sun NVRAM FAQ para mais informação.