[ anterior ] [ Conteúdo ] [ 1 ] [ 2 ] [ 3 ] [ 4 ] [ 5 ] [ 6 ] [ A ] [ B ] [ próximo ]


Notas de Lançamento para Debian GNU/Linux 3.1 (`sarge'), SPARC
Capítulo 3 - Novas instalações


O antigo sistema de instalação Debian GNU/Linux chamado boot-floppies foi substituído por um novo sistema de instalação mais modular e poderoso chamado debian-installer.

O instalador oferece uma variedade de métodos de instalação. Quais métodos estão disponíveis para instalar seu sistema depende de sua arquitetura.

Se você está fazendo uma instalação nova do Debian, você deve ler o Manual de Instalação, que está disponível no CD Oficial em:

     /doc/install/manual/idioma/index.html

ou na Internet a partir das páginas da versão sarge. Você também pode desejar checar a errata por debian-installer.

O sistema de instalação utiliza um kernel da série 2.4 por padrão. Instalações utilizando um kernel da série 2.6 também são possíveis para a arquitetura SPARC. Para maiores detalhes sobre como fazê-lo, por favor consulte o Guia de Instalação.


3.1 Problemas com teclados em SPARC

Existem diveros problemas com a seleção de teclado durante a instalação.

O primeiro problema é com teclados USB da Sun, da forma como são usados em sistemas SunBlade. Esses teclados são incorretamente "reconhecidos" pelo instalador como teclados Sun comuns. Uma maneira de contornar o problema pode ser consultada no Guia de Instalação (veja a ligação acima, capitúlo "Usando o Instalador Debian").

O segundo problema é relacionando ao kernel. Kernels da série 2.6 utilizam uma camada de entrada (input layer) diferente, a qual faz com que todos os teclados se pareçam com teclados PC "normais". Isto significa que caso você inicie o instalador com um kernel da série 2.4 e configure-o para usar um teclado Sun ou USB e posteriormente (em modo expert) selecione um kernel da série 2.6 para o novo sistema, você provavelmente acabará com um teclado não funcional após a reinicialização.


3.2 Problemas com framebuffer em SPARC

Devido a problemas de exibição em alguns sistemas, o suporte a framebuffer está desabilitado por padrão em SPARC. Isso pode resultar em uma tela feia em sistemas que suportam corretamente framebuffer, como aqueles com placas gráficas ATI. Caso você observe problemas no instalador, você pode tentar iniciar o instalador com o parâmetro "debian-installer/framebuffer=true".


3.3 Concurso de popularidade

Por razões técnicas o popularity-contest não é mais instalado por padrão em novas instalações do sarge. Isso provavelmente será corrigido em versões futuras.

O popularity-contest oferece ao projeto Debian informações valiosas sobre os pacotes na distribuição que são realmente utilizados. Essa informação é utilizada principalmente para decidir a ordem na qual os pacotes são incluídos nos CD-ROMs de instalação, mas também é frequentemente consultada por desenvolvedores Debian para decidir se se um pacote que não possui mais um mantenedor deve ou não ser adotado.

As informações fornecidas pelo popularity-contest são processadas anonimamente. Nós apreciaríamos caso você instalasse esse pacote e participasse da pequisa oficial; você estaria dessa forma ajudando a melhorar o Debian.


[ anterior ] [ Conteúdo ] [ 1 ] [ 2 ] [ 3 ] [ 4 ] [ 5 ] [ 6 ] [ A ] [ B ] [ próximo ]


Notas de Lançamento para Debian GNU/Linux 3.1 (`sarge'), SPARC

$Id: release-notes.pt_BR.sgml,v 1.20 2005/07/03 10:19:16 jseidel Exp $

Josip Rodin, Bob Hilliard, Adam Di Carlo, Anne Bezemer, Rob Bradford (atual), Frans Pop (atual)
debian-doc@lists.debian.org