Capítulo 3. Sistema de Instalação

Índice

3.1. O que há de novo no sistema de instalação?
3.1.1. Maiores alterações
3.1.2. Instalação automatizada

O Instalador Debian é o sistema oficial de instalação da Debian. Oferece uma variedade de métodos de instalação. Os métodos que se encontram disponíveis para instalar o seu sistema depende da sua arquitectura.

As imagens do instalador para a squeeze podem ser encontradas juntamente com o Guia de Instalação no website Debian.

O Guia de Instalação está também incluído no primeiro CD/DVD do conjunto oficial de CD/DVDs Debian, em:

/doc/install/manual/language/index.html

Pode também querer verificar a errata do debian-installer para ver uma lista de problemas conhecidos.

3.1. O que há de novo no sistema de instalação?

Houve muito desenvolvimento no Instalador Debian desde o seu primeiro lançamento oficial com a Debian GNU/Linux 3.1 (sarge) resultando tanto em melhorias no suporte de hardware bem como em algumas excitantes novas funcionalidades.

Nestas Notas de Lançamento apenas listamos as maiores mudanças no instalador. Se estiver interessado numa visão dos detalhes das mudanças desde a lenny, por favor veja os anúncios de lançamento da squeeze beta e lançamentos RC disponíveis a partir do histórico de notícias do Instalador Debian.

3.1.1. Maiores alterações

Plataformas removidas

Suporte para as arquitecturas Alpha ('alpha') e ARM('arm') foi removido do instalador, o segundo devido a ter sido tornado obsoleto pelo port armel

Suporte para kFreeBSD

O instalador pode ser usado para instalar o kFreeBSD em vez do kernel Linux e testar a previsão da tecnologia. Para usar esta característica a imagem de instalação adequada (ou conjunto de CD/DVD) tem que ser usada.

GRUB 2 é o sistema de arranque padrão

O sistema de arranque que será instalado como padrão é o grub-pc (GRUB 2).

Ajuda durante o processo de instalação?

Os diálogos apresentados durante o processo de instalação apresentam agora informações de ajuda. Apesar de actualmente não ser usado em todos os diálogos, esta característica será mais usada em lançamentos futuros. Isto irá melhorar a experiência do utilizador durante o processo de instalação, especialmente para novos utilizadores.

Instalação de pacotes Recomendados

O sistema de instalação irá instalar todos os pacotes recomendados por pré-definição ao longo de todo o processo, excepto em situações específicas em que esta opção geral produz resultados indesejados.

Instalação automática de pacotes específicos para hardware

O sistema irá automaticamente seleccionar para instalação pacotes específicos para o hardware quando apropriado. Isto é conseguido através do uso do discover-pkginstall do pacote discover package.

Suporte para instalação de lançamentos anteriores

O sistema de instalação pode também ser usado para instalar o lançamento anterior, como o lenny

Selecção de mirror melhorada

O sistema de instalação apresenta suporte melhorado para instalar tanto o squeeze como o lenny e lançamentos mais antigos (através do uso do archive.debian.org). Além disto, irá também verificar que o mirror escolhido é consistente e mantém o lançamento seleccionado.

Alterações nas funcionalidade de particionamento

Este lançamento do instalador suporta o uso do sistema de ficheiros ext4 e também simplifica a criação de sistemas RAID, LVM, e sistemas protegidos por encriptação. Suporte para o reiserfs já não é incluído como padrão, apesar de poder ser carregado opcionalmente.

Suporte para carregamento de debs de firmware durante a instalação

É agora possível carregar ficheiros de pacotes de firmware a partir do media de instalação além de media amovível, permitindo a criação de imagens PXE e CDs/DVDs com pacotes de firmware incluídos.

A partir do Debian 6.0, o firmware não-livre foi removido do main. Para instalar o Debian em hardware que necessita de firmware não-livre, pode fornecer o firmware durante a instalação ou usar CDs/DVDs não-livres, pré-feitos que incluem o firmware. Veja a secção Getting Debian no website do Debian para mais informações.

Novos idiomas

Graças aos enormes esforços dos tradutores, Debian GNU/Linux pode agora ser instalado em 70 idiomas. São mais sete idiomas que no lenny. A maior parte dos idiomas estão disponíveis tanto na interface de texto como na interface gráfica do instalador, enquanto que alguns estão apenas disponíveis na interface gráfica.

Idiomas adicionados neste lançamento incluem:

  • Asturiano, Estónio, Islandês, Cazaque e Persa foram adicionados ao instalador em modo texto e em modo gráfico.

  • Kannada, Lao, Sinhala e Telugu foram adicionados ao instalador gráfico.

  • Tailandês, anteriormente apenas disponível na interface gráfica, está agora também disponível no modo texto.

Devido a falta de actualizações de tradução dois idiomas foram eliminados neste lançamento: Wolof e Galês.

Selecção de localização melhorada

A selecção de valores relacionados com a localização (idioma, localização e definições regionais) é agora menos interdependente e mais flexível. Os utilizadores podem escolher o sistema de acordo com as suas necessidades de localização mais facilmente enquanto se mantém confortável para que os utilizadores escolham as definições mais comuns para o seu país.

Além disso, as consequências das escolhas de localização (como o fuso horário, mapa de teclado e selecção de mirror) são agora muito mais óbvias para o utilizador.

Instalação do sistema Live

O instalador agora suporta sistemas live de duas formas. Primeiro, o instalador incluido em média de sistemas live pode utilizar o conteúdo do sistemas live em lugar da usual instalação do sistema base. Em segundo, o instalador pode agora ser lançado enquanto corre o sistema live, permitindo ao utilizador fazer outras coisas com o sistema live durante a instalação. Ambas as funcionalidades estão nas images Debian Live oferecidas em http://cdimage.debian.org/.

3.1.2. Instalação automatizada

Algumas das alterações mencionadas na secção anterior implicam também alterações no suporte ao instalador para a instalação automática utilizando ficheiros pré-configurados. Significa que não pode esperar que ficheiros pré-configurados que funcionem com o instalador da lenny funcionem também com o novo instalador sem qualquer modificação.

O Guia de Instalação tem um apêndice separado actualizado com documentação extensiva sobre como utilizar a pré-configuração.