B.1. Introdução

O preseed disponibiliza um modo de indicar respostas às questões colocadas durante o processo de instalação, sem ter de manualmente escrever as respostas enquanto está a decorrer a instalação. Isto torna possível automatizar totalmente a maioria dos tipos de instalação e mesmo oferecer algumas funcionalidades não disponíveis durante as instalações normais.

Não é necessário o 'preseeding'. Se está a utilizar um ficheiro de 'preseed' vazio, o instalador irá comportar-se da mesma forma que numa normal instalação manual. Cada questão a que fizer 'preseed' irá (sim, percebeu bem) modificar a instalação de alguma forma a partir da base.

B.1.1. Métodos de preseed

Existem três métodos que podem ser utilizados para fazer preseed: initrd, ficheiro e rede. O preseed através de initrd irá funcionar com qualquer método de instalação e suporta preseed de mais coisas, mas é o que requer maior preparação. O preseeding por ficheiro e rede podem ser utilizados com diferentes métodos de instalação.

A seguinte tabela mostra quais os métodos de preseed que podem ser utilizados com quais métodos de instalação.

Método de instalação initrd ficheiro rede
CD/DVD sim sim sim[a]
netboot sim não sim
hd-media (incluindo stick usb) sim sim sim[a]

[a] mas apenas se tiver acesso à rede, e definir preseed/url de forma apropriada.

Uma diferença importante entre os métodos de preseed é a altura em que o ficheiro de pré-configuração é carregado e processado. Para o preseed por initrd isto acontece logo no início da instalação, mesmo antes de ser colocada a primeira questão. Para preseed por ficheiro isto acontece após ter sido carregado o CD ou a imagem de CD. Para o preseed por rede acontece apenas após ter sido configurada a rede.

Obviamente, a quaisquer questões que tenham sido processadas antes do ficheiro de pré-configuração ter sido carregado, não pode ser feito o preseed (isto inclui questões que são apenas mostradas em prioridades média e baixa, como a primeira ronda de detecção de hardware). Secção B.2.2, “Utilizar parâmetros de arranque para fazer preseed a questões” oferece uma forma de evitar que essas questões sejam colocadas.

De modo a evitar questões que normalmente iriam aparecer antes de ocorrer o preseed, pode iniciar o instalador em modo “auto”. Isto atrasa as questões que normalmente seriam colocadas demasiado cedo para lhes ser feito o preseed (i.e. idioma, país e selecção de teclado) até ter rede, permitindo assim que lhes seja feito o preseed. Também corre a instalação na prioridade crítica, que evita muitas questões pouco importante. Para detalhes veja Secção B.2.3, “Modo Auto”.

B.1.2. Limitações

Embora à maioria das questões utilizadas pelo debian-installer possa ser feito preseed utilizando este método existem algumas notáveis excepções. Você tem de (re)particionar um disco completo ou utilizar o espaço vazio disponível num disco; não é possível utilizar partições já existentes.