2.1. Hardware Suportado

Debian não impõe requisitos de hardware para além do que é requerido pelo kernel Linux ou pelo kernel kFreeBSD e pelas ferramentas GNU. Por isso qualquer arquitectura ou plataforma para a qual tenha sido portado o kernel Linux ou kFreeBSD, libc, gcc, etc. e para a qual exista um port de Debian, poderá correr Debian. Para mais detalhes sobre sistemas com a arquitectura Mips que tenham sido testados com Debian GNU/Linux, por favor, veja as páginas dos Ports em http://www.debian.org/ports/mips/.

Em vez de tentar descrever todas a configurações de hardware que são suportadas por Mips, esta secção contém informação geral e indicações de onde se pode encontrar informação adicional.

2.1.1. Arquitecturas Suportadas

Debian GNU/Linux 6.0 suporta onze arquitecturas de maior relevo e várias variações de cada arquitectura conhecidas por “flavors”.

Arquitectura Designação Debian Sub-arquitectura Flavor
Baseado em Intel x86 i386    
AMD64 & Intel EM64T amd64    
ARM armel Intel IOP32x iop32x
Intel IXP4xx ixp4xx
Marvell Kirkwood kirkwood
Marvell Orion orion5x
Versatile versatile
HP PA-RISC hppa PA-RISC 1.1 32
PA-RISC 2.0 64
Intel IA-64 ia64    
MIPS (big endian) mips SGI IP22 (Indy/Indigo 2) r4k-ip22
SGI IP32 (O2) r5k-ip32
MIPS Malta (32 bit) 4kc-malta
MIPS Malta (64 bit) 5kc-malta
MIPS (little endian) mipsel Cobalt cobalt
MIPS Malta (32 bit) 4kc-malta
MIPS Malta (64 bit) 5kc-malta
IBM/Motorola PowerPC powerpc PowerMac pmac
PReP prep
Sun SPARC sparc sun4u sparc64
sun4v
IBM S/390 s390 IPL a partir de VM-reader e DASD generic
IPL a partir de tape tape

Debian GNU/kFreeBSD 6.0 suporta duas arquitecturas.

Arquitectura Designação Debian
Baseado em Intel x86 kfreebsd-i386
AMD64 & Intel EM64T kfreebsd-amd64

Este documento cobre a instalação para a arquitectura Mips utilizando o Linux. Se está à procura de informação acerca de qualquer uma das outras arquitecturas suportadas por Debian veja a página dos Debian-Ports.

2.1.2. Suporte de CPUs, Placas principais e de Vídeo

Debian em Mips suporta as seguintes plataformas:

  • SGI IP22: esta plataforma inclui as máquinas Indy da SGI, as Indigo 2 e Challenge S. Dado que estas máquinas são muito idênticas, quando neste documento se referir SGI Indy, também se refere à Indigo 2 e à Challenge S.

  • SGI IP32: esta plataforma é normalmente conhecida como SGI O2.

  • MIPS Malta: esta plataforma é emulada pelo QEMU e por isso é uma boa maneira de testar e correr Debian em MIPS se não tiver esse hardware.

Informação completa acerca das máquinas mips/mipsel suportadas pode ser encontrada na homepage do Linux-MIPS. Nos seguintes, apenas os sistemas suportados pelo instalador Debian serão abrangidos. Se está a procura de suporte para outras sub-arquitecturas, por favor contacte a mailing list de debian-mips.

2.1.2.1. CPU

Em SGI IP22, SGI Indy, Indigo 2 e Challenge S com processadores R4000, R4400, R4600 e R5000 são suportas pelo sistema de instalação Debian em 'big endian' MIPS. Na SGI IP32, actualmente só são suportados sistemas baseados no R5000.

Algumas máquinas MIPS podem ser operadas tanto em modo big endian como em little endian. Em relação a little endian MIPS, leia a documentação da arquitectura mipsel.

2.1.3. Placas Gráficas Suportadas

O suporte Debian para interfaces gráficos é determinado pelo suporte existente do sistema X11 da X.Org. A maioria das placas gráficas AGP, PCI, PCIe e PCI-X sob o X.Org. Detalhes sobre barramentos gráficos, placas, monitores e dispositivos apontadores suportados podem ser encontrados em http://xorg.freedesktop.org/. Debian 6.0 vem com X.Org versão 7.5.

O X.Org X Window System é suportado apenas em SGI Indy e em O2.

2.1.4. Hardware Para Ligação em Rede

Quase todas as placas de rede (NIC) suportadas pelo kernel Linux deve também ser suportadas pelo sistema de instalação; controladores modulares devem ser carregados automaticamente.

2.1.5. Periféricos e Outro Hardware

Linux suporta uma grande variedade de dispositivos de hardware como ratos, impressoras, scanners, dispositivos PCMCIA e USB. No entanto a maior parte destes dispositivos não são necessários durante a instalação do sistema.