4.4. Preparar Ficheiros para Arrancar a Partir de Disco Rígido.

O instalador pode ser iniciado utilizando os ficheiros de arranque colocados numa partição do disco rígido, quer seja lançado a partir de outro sistema operativo ou invocando directamente o gestor de arranque da BIOS.

Uma instalação completa “pure network” pode ser conseguida utilizando esta técnica. Isto evita todo o aborrecimento do media amovível, tal como encontrar e gravar imagens de CD ou lutar com um número elevado de imagens de disquetes que não são fiáveis.

O instalador não pode iniciar dos ficheiros num sistema de ficheiros HFS+. O sistema MacOS 8.1 e abaixo pode utilizar o sistema de ficheiros HFS+; NewWorld PowerMacs utilizam todos HFS+. Para determinar se os seu sistema de ficheiros é HFS+, seleccione Get Info para o volume em questão. O sistema de ficheiros HFS aparecem como Mac OS Standard, enquanto sistemas de ficheiros HFS+ são conhecidos como Mac OS Extended. Você deve ter uma partição HFS com o intuito de trocar ficheiros entre MacOS e Linux, em particular os ficheiros de instalação dos quais fez download.

Diferentes programas são utilizados para iniciar uma instalação de um disco rígido, dependendo se o sistema é do modelo “NewWorld” ou um “OldWorld”.

4.4.1. Instalador para Disco Rígido para Macs OldWorld

A disquete boot-floppy-hfs utiliza miBoot para iniciar a instalação de Linux, mas miBoot não pode facilmente ser utilizado para iniciar a partir de um disco rígido. BootX pode também ser usado para MacOS dual-boot e Linux após a sua instalação Debian estar completa. Para Performa 6360, parece que quik não pode iniciar a partir do disco rígido. Portanto BootX é requerido nesse modelo.

Faça o download e descomprima a distribuição BootX, disponível a partir de http://penguinppc.org/projects/bootx/, ou o directório dists/woody/main/disks-powerpc/current/powermac nos mirrors http/ftp Debian e nos CDs oficiais de Debian. Utilize Stuffit Expander para extraí-lo do seu arquivo. Dentro do pacote está um directório vazio com o nome de Linux Kernels. Faça download do linux.bin e ramdisk.image.gz a partir do directório disks-powerpc/current/powermac, e coloque-os no directório Linux Kernels. Coloque então o directório Linux Kernels no directório activo System Folder.

4.4.2. Arrancar o Instalador a partir do Disco Rígido em Macs NewWorld

PowerMacs NewWorld suportam iniciar a partir da rede ou de um CD-ROM ISO9660, assim como carregar binários ELF directamente do disco rígido. Estas máquinas irão arrancar de Linux directamente através de yaboot, que suporta carregar um kernel e RAMdisk directamente de uma partição ext2, tal como o dual-booting com MacOS. Iniciar o instalador a partir do disco rígido é particularmente apropriado para máquinas recentes sem drive de disquetes. BootX não é suportado e não deve ser utilizado em PowerMacs NewWorld.

Copie (não mova) os seguintes quatro ficheiros que fez download anteriormente dos arquivos Debian, para o nível de root do seu disco rígido (isto pode ser feito com option-arrastando cada ficheiro para o ícone do disco rígido).

  • vmlinux

  • initrd.gz

  • yaboot

  • yaboot.conf

Tome nota do número da partição MacOS onde colocou estes ficheiros. Se tem o programa pdisk de MacOS, pode utilizar o comando L para verificar o número da partição. Vai necessitar deste número de partição para o comando que vai escrever na prompt do Open Firmware quando iniciar o instalador.

Para iniciar o instalador, prossiga para a Secção 5.1.2.2, “Arrancar Macs NewWorld a partir de OpenFirmware”.