5.1. Arrancar o Instalador em PowerPC

Atenção

Se tiver qualquer outro sistema operativo, que deseje manter, no seu sistema (configuração 'dual-boot'), deve assegurar-se que esses sistemas operativos foram devidamente desligados antes de arrancar o instalador. Instalar um sistema operativo com outro sistema operativo em hibernação (em suspensão no disco) pode resultar na perda, ou num estado danificado do sistema operativo suspenso que pode causar problemas com é reiniciado.

Nota

Para informações acerca de como pode arrancar com o instalador gráfico, veja Secção D.5, “O Instalador Gráfico”.

5.1.1. Arrancar a partir de CD-ROM

O melhor caminho para a maioria das pessoas será usar um conjunto de CDs Debian. Se tem um conjunto de CDs, e se a sua máquina suporta arranque directamente a partir do CD, fantástico! Simplesmente insira o seu CD, reinicie, e proceda para o próximo capítulo.

Note que determinadas drives de CD podem necessitar de drivers especiais, e portanto estarem inacessíveis nas fases iniciais da instalação. Se se verificar que a maneira comum de iniciar a partir do CD não funciona no seu hardware, visite novamente este capítulo e leia sobre métodos alternativos para instalar e kernels alternativos que poderão funcionar consigo.

Mesmo se não conseguir iniciar a partir do CD-ROM, poderá provavelmente instalar os componentes do Debian e qualquer pacote que deseje a partir do CD-ROM. Simplesmente arranque utilizando uma media diferente, tal como disquetes. Quando for altura de instalar o sistema operativo, sistema base, e qualquer pacote adicional, aponte o sistema de instalação para a drive de CD-ROM.

Se tiver problemas com o arranque, veja a Secção 5.4, “Diagnosticar Problemas no Processo de Instalação”.

Actualmente, as únicas sub-arquitecturas PowerPC que suportam arrancar a partir de CD-ROM são a PReP (embora não todos os sistemas) e New World PowerMacs. Nos PowerMacs, prima a tecla c, ou então a combinação conjunta das teclas Command, Option, Shift, e Delete enquanto arranca para arrancar a partir de CD-ROM.

OldWorld PowerMacs não irão arrancar de um CD Debian, porque os computadores OldWorld baseiam-se num driver de arranque Mac OS ROM CD que esteja presento no CD, e não está disponível uma versão de free-software. Todos os sistemas OldWorld têm drives de disquete, utilize portanto a drive de disquetes para iniciar o instalador, e aponte o instalador para os ficheiros necessários do CD.

Se o seu sistema não arranca directamente de CD-ROM, pode continuar a utilizar o CD-ROM para instalar o sistema. Em NewWorlds, pode também utilizar um comando OpenFirmware para iniciar manualmente de um CD-ROM. Siga as instruções na Secção 5.1.2.2, “Arrancar Macs NewWorld a partir de OpenFirmware” para iniciar de disco rígido, excepto o uso da localização do yaboot do CD no prompt OF, tal como

0 > boot cd:,\install\yaboot

5.1.2. Arrancar a partir de Disco Rígido

Iniciar de um sistema operativo já existente é por vezes uma opção adequada; para alguns sistemas é a única forma de instalação suportada.

Para iniciar o instalador a partir do disco rígido, terá de ter já completado o download dos ficheiros necessários bem como tê-los colocado conforme é descrito em Secção 4.4, “Preparar Ficheiros para Arrancar a Partir de Disco Rígido.”.

5.1.2.1. Arrancar OldWorld PowerMacs a partir de MacOS

Se configurar BootX na Secção 4.4.1, “Instalador para Disco Rígido para Macs OldWorld”, pode utilizá-lo para iniciar o sistema de instalação. Faça duplo clique no ícone da aplicação BootX. Clique no botão das opções Options e seleccione a checkbox No Video Driver, dependendo do seu hardware. Clique então no botão Linux para desligar o MacOS e o instalador iniciar.

5.1.2.2. Arrancar Macs NewWorld a partir de OpenFirmware

Já terá colocado os ficheiros vmlinux, initrd.gz, yaboot, e yaboot.conf ao nível da raiz da sua partição HFS na Secção 4.4.2, “Arrancar o Instalador a partir do Disco Rígido em Macs NewWorld”. Terá de arrancar para o OpenFirmware (veja Secção 3.6.1, “Invocar OpenFirmware”). Na linha de comandos, escreva

0 > boot hd:x,yaboot

substituindo x pelo número da partição HFS onde os ficheiros do kernel e do yaboot foram colocados, pressione Enter em seguida. Em algumas máquinas , poderá precisar de utilizar ide0: em vez de hd:. Em alguns segundos visualizará o prompt do yaboot

boot:

No prompt do yaboot boot:, digite o install ou install video=ofonly, seguindo da tecla Enter. O argumento video=ofonly é para um máximo de compatibilidade; poderá tentar utilizá-lo se install não funcionar.

5.1.3. Arrancar com TFTP

Arrancar pela rede, requer que tenha uma ligação de rede configurada e um servidor de arranque de rede TFTP (DHCP, RARP ou BOOTP).

O método de instalação para suportar o arranque pela rede é descrito na Secção 4.5, “Preparar Ficheiros para Arrancar Através da Rede por TFTP”.

Actualmente, sistemas PReP e NewWorld PowerMac suportam netbooting.

Em máquinas com Open Firmware, tais como as Mac NewWorld Power, entre no monitor de arranque (veja a Secção 3.6.1, “Invocar OpenFirmware”) e utilize o comando

0 > boot enet:0

As máquinas PReP and CHRP podem ter diferentes maneiras de endereçar a rede. Numa máquina PReP, você deve tentar

boot net:server_ipaddr,file,client_ipaddr

Nalguns sistemas PReP (e.g. máquinas Motorola PowerStack) o comando help boot pode dar uma descrição da sintaxe e as opções disponíveis.

5.1.4. Arrancar a partir de Disquetes

Arrancar a partir de disquetes é suportado para PowerPC,·embora geralmente apenas aplicável a sistemas OldWorld. Sistemas NewWorld não são equipados com drives de disquetes, e drives de disquetes USB não são suportadas para arranque.

Poderá já ter feito download das imagens das disquete que necessita e ter criado as disquetes a partir das imagens na Secção 4.3, “Criar Disquetes a partir de Imagens de Disco”.

Para arrancar a partir de disquete boot-floppy-hfs.img, coloque-a no dispositivo de disquetes após ter desligado o sistema, e antes de o voltar a ligar.

Nota

Para aqueles que não estão familiarizados com operações de disquetes em Macintosh: uma disquete colocada na máquina antes do arranque será a primeira prioridade para o sistema arrancar. Uma disquete sem um sistema de boot válido será ejectada e a máquina irá procurar por partições do disco rígido pelas quais possa arrancar.

Após re-iniciar, é pedida a disquete root.bin. Insira a disquete root e carregue em Enter.O programa instalador é automaticamente lançado após o sistema root ter sido carregado para a memória.

5.1.5. PowerPC parâmetros de arranque

Muitos monitores antigos Apple utilizam o modo 640x480 67Hz. Se a sua imagem aparece enviesada num monitor Apple antigo, tente adicionar o argumento de arranque video=atyfb:vmode:6, que irá seleccionar esse modo para a maioria do hardware Mach64 e Rage. No hardware Rage 128, isto altera para video=aty128fb:vmode:6 .