Capítulo 3. Sistema de instalação

Índice

3.1. Quais as novidades do sistema de instalação?
3.2. Instalações em nuvem
3.3. Imagens para Contêineres e Máquinas Virtuais

O Instalador Debian é o sistema de instalação oficial para o Debian. Ele oferece vários métodos de instalação. Os métodos disponíveis para instalar seu sistema dependem da sua arquitetura.

Imagens do instalador para a bookworm podem ser encontradas juntamente com o Guia de Instalação no site web do Debian.

O Guia de Instalação também está incluído na primeira mídia dos conjuntos de DVDs (CDs/blu-rays) oficiais do Debian, disponíveis em:

/doc/install/manual/idioma/index.html

Também pode ser do seu interesse verificar a errata do debian-installer que contém uma lista de problemas conhecidos.

3.1. Quais as novidades do sistema de instalação?

Muito desenvolvimento foi feito no Instalador Debian desde seu lançamento oficial anterior com o Debian 11, resultando em melhorias no suporte a hardware e em alguns novos recursos ou melhorias muito interessantes.

Caso você esteja interessado em uma visão geral das mudanças desde a bullseye, por favor, verifique os anúncios de lançamento das versões beta e RC da bookworm disponíveis a partir do histórico de notícias do Instalador Debian.

3.2. Instalações em nuvem

A equipe de nuvem publica o Debian bookworm para vários serviços de computação em nuvem populares, incluindo:

  • Amazon Web Services

  • Microsoft Azure

  • OpenStack

  • Plain VM

As imagens de nuvem fornecem ganchos para automação via cloud-init e priorizam o início rápido de instâncias usando pacotes de kernel e configurações do grub especificamente otimizados. Imagens com suporte a diferentes arquiteturas são fornecidas quando apropriado e a equipe de nuvem se empenha para dar suporte a todas as funcionalidades oferecidas pelo serviço de nuvem.

A equipe de nuvem fornecerá imagens atualizadas até o final do período de LTS para a bookworm. Geralmente, novas imagens são lançadas para cada lançamento pontual e após correções de segurança para pacotes críticos. A política de suporte da equipe de nuvem pode ser encontrada aqui.

Mais detalhes estão disponíveis em cloud.debian.org e no wiki.

3.3. Imagens para Contêineres e Máquinas Virtuais

Imagens multi arquitetura do Debian bookworm para contêineres estão disponíveis no Docker Hub. Em adição às imagens padrão, está disponível uma variante slim que reduz o uso de disco.

Imagens para máquinas virtuais para o gerenciador de VM "Hashicorp Vagrant" estão publicadas em Vagrant Cloud.