Capítulo 3. Sistema de Instalação

Índice

3.1. O que há de novo no sistema de instalação?
3.1.1. Maiores alterações
3.1.2. Instalação automatizada

O Instalador Debian é o sistema oficial de instalação da Debian. Oferece uma variedade de métodos de instalação. Os métodos que se encontram disponíveis para instalar o seu sistema depende da sua arquitectura.

As imagens do instalador para a stretch podem ser encontradas juntamente com o Guia de Instalação no website Debian.

O Guia de Instalação está também incluído no primeiro CD/DVD do conjunto oficial de CD/DVDs Debian, em:

/doc/install/manual/language/index.html

Pode também querer verificar a errata do debian-installer para ver uma lista de problemas conhecidos.

3.1. O que há de novo no sistema de instalação?

Houve muito desenvolvimento no Instalador Debian desde o seu primeiro lançamento oficial com a Debian 8, resultando tanto em melhorias no suporte de hardware bem como em algumas excitantes novas funcionalidades.

Nestas Notas de Lançamento apenas listamos as maiores mudanças no instalador. Se estiver interessado numa visão dos detalhes das mudanças desde a jessie, por favor veja os anúncios de lançamento da stretch beta e lançamentos RC disponíveis a partir do histórico de notícias do Instalador Debian.

3.1.1. Maiores alterações

Ports removidos

Foi removido o suporte para a arquitectura powerpc.

Novos 'ports'

Foi acrescentado no instalador suporte para a arquitectura mips64el.

Instalador gráfico

O instalador gráfico é agora o predefinido nas plataformas suportadas. Mesmo assim está acessível o instalador em modo de texto a partir do primeiro menu, ou caso o sistema tenha capacidades limitadas.

Escolha de Ambiente

Desde o jessie que o ambiente de trabalho pode ser escolhido durante a instalação, no tasksel, e podem ser escolhidos vários ambientes de trabalho ao mesmo tempo.

Novos idiomas

Graças aos enormes esforços dos tradutores, Debian pode agora ser instalado em 75 idiomas, incluindo o Inglês. A maior parte dos idiomas estão disponíveis tanto na interface de texto como na interface gráfica do instalador, enquanto que alguns estão apenas disponíveis na interface gráfica.

Os idiomas que podem ser apenas escolhidos usado o instalador gráfico, já que os seus conjuntos de caracteres não podem ser apresentados em ambientes não-gráficos, são: Amárico, Bengali, Dzongkha, Gujarati, Hindi, Georgiano, Kannada, Khmer, Malaiala, Marati, Nepalês, Punjabi, Tâmil, Telugu, Tibetano e Uyghur.

Arranque UEFI

O instalador de stretch melhora o suporte para muito firmware UEFI e também suporta a instalação com firmware UEFI em 32-bit com um kernel 64-bit.

Note que isto não inclui suporte para UEFI Secure Boot.

Novo método para nome dos interfaces de rede

O instalador e os sistemas instalados utilizam um novo esquema de nomes para os interfaces de rede. ens0 ou enp1s1 (ethernet) ou wlp3s0 (wlan) irão substituir os antigos eth0, eth1, etc. Para mais informação veja Secção 2.2.9, “Novo método para nome de interfaces de rede”

A predefinição das imagens multi-arch agora é amd64

Desde que os PCs de 64-bits se tornaram mais comuns, a arquitectura predefinida nas imagens multi-arch é agora amd64 em vez de i386.

Conjuntos de CDs completos removidos

Os conjuntos de CDs completos já não são compilados. As imagens de DVD ainda estão disponíveis assim como a imagem de CD netinst.

Além disso, como o instalador agora permite uma seleção fácil do desktop dentro do tasksel, apenas o CD#1 Xfce continua como CD único de sistema de desktop.

Acessibilidade no instalador e no sistema instalado

O instalador produz dois beeps em vez de um quando iniciado com o grub, para que os utilizadores saibam que têm de utilizar o método grub para editar entradas.

O desktop MATE é o desktop predefinido quando são utilizados brltty ou espeakup no debian-installer.

Acrescentado suporte HTTPS

O suporte para HTTPS foi acrescentado ao instalador, permitindo o download de pacotes a partir de mirrors HTTPS.

3.1.2. Instalação automatizada

Algumas das alterações mencionadas na secção anterior implicam também alterações no suporte ao instalador para a instalação automática utilizando ficheiros pré-configurados. Significa que não pode esperar que ficheiros pré-configurados que funcionem com o instalador da jessie funcionem também com o novo instalador sem qualquer modificação.

O Guia de Instalação tem um apêndice separado actualizado com documentação extensiva sobre como utilizar a pré-configuração.