Capítulo 3. Sistema de Instalação

Índice

3.1. O que há de novo no sistema de instalação?
3.2. Instalações na Cloud
3.3. Imagens de Container e de Máquina Virtual

O Instalador Debian é o sistema oficial de instalação da Debian. Oferece uma variedade de métodos de instalação. Os métodos que estão disponíveis para instalar o seu sistema dependem da arquitectura.

As imagens do instalador para a bookworm podem ser encontradas juntamente com o Guia de Instalação no website Debian.

O Guia de Instalação também está incluído no primeiro disco dos conjuntos de DVDs (CD/blu-ray) Debian oficiais, em

/doc/install/manual/language/index.html

Pode também querer verificar a errata do debian-installer para ver uma lista de problemas conhecidos.

3.1. O que há de novo no sistema de instalação?

Houve muito desenvolvimento no Instalador Debian desde o seu anterior lançamento oficial com Debian 11, resultando em melhorias no suporte de hardware e em algumas novas excitantes funcionalidades ou melhorias.

Se estiver interessado numa visão global das alterações desde bullseye, por favor verifique os anúncios dos lançamentos beta e RC de bookworm que estão disponíveis a partir do histórico de notícias do Instalador Debian.

3.2. Instalações na Cloud

A equipa da cloud publica Debian bookworm para vários serviços de computação na cloud, incluindo:

  • Amazon Web Services

  • Microsoft Azure

  • OpenStack

  • VM Simples

As imagens para a cloud disponibilizam hooks para automação através de cloud-init e priorizam o arranque rápido das instâncias utilizando pacotes de kernel e configurações de grub especificamente optimizados para o efeito. As imagens que suportam diferentes arquitecturas são disponibilizdas quando é apropriado e a equipa da cloud esforça-se por suportar todas as funcionalidades oferecidas pelo serviço da cloud.

A equipa da cloud irá disponibilizar imagens atualizadas até ao fim do período de LTS para bookworm. As novas imagens são lançadas tipicamente para cada lançamento pontual e após correções de segurança em pacotes críticos. A política completa de suporte da equipa da cloud pode ser encontrada aqui.

Estão disponíveis mais detalhes em cloud.debian.org e no wiki.

3.3. Imagens de Container e de Máquina Virtual

Estão disponíveis imagens de container de Debian bookworm de multi-arquitectura no Docker Hub. Além das imagens standard, está disponível uma variante slim que reduz a utilização do disco.

As imagens de máquina virtual para Hashicorp Vagrant VM manager estão publicadas na Vagrant Cloud.