Capítulo 1. Introdução

Índice

1.1. Reportando bugs neste documento
1.2. Contribuindo com relatórios de atualização
1.3. Código fonte deste documento

Este documento dá aos usuários da distribuição Debian informações sobre grandes mudanças na versão 12 (codinome bookworm).

As notas de lançamento fornecem informações sobre como atualizar de forma segura a partir da versão 11 (codinome bullseye) para a versão atual e dá aos usuários informações sobre potenciais problemas conhecidos que eles possam encontrar nesse processo.

Você pode obter a versão mais recente deste documento em https://www.debian.org/releases/bookworm/releasenotes.

[Cuidado]Cuidado

Note que é impossível listar todos os problemas conhecidos e portanto uma seleção foi feita baseada numa combinação da quantidade esperada e do impacto desses problemas.

Por favor, note que só damos suporte e documentamos a atualização a partir da versão anterior do Debian (nesse caso, a atualização a partir da versão bullseye). Caso você precise atualizar a partir de versões mais antigas, nós sugerimos que você leia as edições anteriores das notas de lançamento e atualize para a bullseye primeiro.

1.1. Reportando bugs neste documento

Nós tentamos testar todos os diferentes passos de atualizações descritos neste documento bem como antecipar todos os possíveis problemas que nossos usuários possam encontrar.

Apesar disso, caso você acredite ter encontrado um bug (informação incorreta ou informação que está faltando) nesta documentação, por favor, registre um bug no sistema de rastreamento de bugs para o pacote release-notes. É aconselhável que você reveja primeiro os relatórios de bugs existentes caso a questão que você encontrou já tenha sido relatada. Sinta-se livre para acrescentar informações adicionais aos relatórios de bugs existentes, caso você possa contribuir com conteúdo para este documento.

Apreciamos, e encorajamos, relatórios fornecendo patches para o código fonte deste documento. Você encontrará mais informações sobre como obter o código fonte deste documento na Seção 1.3, “Código fonte deste documento”.

1.2. Contribuindo com relatórios de atualização

Nós apreciamos quaisquer informações dos usuários relacionadas a atualizações da bullseye para a bookworm. Caso você esteja interessado em compartilhar informação, por favor, registre um bug no sistema de rastreamento de bugs para o pacote upgrade-reports com os seus resultados. Nós pedimos que você compacte quaisquer anexos que venha a incluir (usando o gzip).

Por favor, inclua as seguintes informações quando enviar seu relatório de atualização:

  • O estado da sua base de dados de pacotes antes e depois da atualização: a base de dados de estados do dpkg está disponível em /var/lib/dpkg/status e a informação do estado dos pacotes do apt está disponível em /var/lib/apt/extended_states. Você deve ter feito backup antes da atualização conforme descrito na Seção 4.1.1, “Faça backup de quaisquer dados ou informações de configuração”, mas você também pode encontrar backups do /var/lib/dpkg/status em /var/backups.

  • Registros da sessão criados usando o comando script, conforme descrito na Seção 4.4.1, “Gravando a sessão”.

  • Seus logs do apt, disponíveis em /var/log/apt/term.log, ou seus logs do aptitude, disponíveis em /var/log/aptitude.

[Nota]Nota

Você deve usar algum tempo para revisar e remover qualquer informação sensível e/ou confidencial dos logs antes de incluí-los no relatório de bug, pois a informação será disponibilizada em um banco de dados público.

1.3. Código fonte deste documento

O código fonte deste documento está no formato DocBook XML. A versão HTML é gerada usando docbook-xsl e xsltproc. A versão PDF é gerada usando dblatex ou xmlroff. Os códigos fonte das notas de lançamento estão disponíveis no repositório Git do Projeto de Documentação Debian. Você pode usar a interface web para acessar seus arquivos individualmente através da web e ver suas mudanças. Para mais informações sobre como acessar o Git, por favor, consulte as páginas de informação sobre VCS do Projeto de Documentação Debian.