Capítulo 1. Introdução

Índice

1.1. Relatar erros neste documento
1.2. Contribuir com relatórios de actualização
1.3. Fontes para este documento

Este documento informa os utilizadores da distribuição Debian acerca das maiores alterações na versão 7.0 (com o nome de código wheezy).

As notas de lançamento disponibilizam informação acerca de como actualizar de forma segura a partir do lançamento 6.0 (com o nome de código squeeze) para o lançamento actual e informar os utilizadores acerca de potenciais problemas que possam encontrar no processo.

Pode obter a versão mais recente deste documento a partir de http://www.debian.org/releases/wheezy/releasenotes. Em caso de dúvida, verifique a data na primeira página para se assegurar que está a ler uma versão actualizada.

[Cuidado]Cuidado

Repare que é impossível listar todos os problemas conhecidos, e por isso foi feita uma selecção baseada na combinação da prevalência esperada e impacto desses problemas.

Por favor note que apenas suportamos e documentamos a actualização a partir do anterior lançamento de Debian (neste caso, a actualização a partir de squeeze). Se necessitar de actualizar a partir de lançamentos mais antigos sugerimos-lhe que leia as edições anteriores das notas de lançamento e que actualize primeiro para 6.0.

1.1. Relatar erros neste documento

Nós procuramos testar todos os diferentes passos de actualização descritos neste documento e também tentamos antecipar todos os possíveis problemas que os nossos utilizadores possam encontrar.

Não obstante, se achar que encontrou qualquer bug nesta documentação (informação incorrecta ou informação em falta), por favor arquive o bug no sistema de seguimento de bugs (bts) contra o pacote release-notes. Pode querer rever primeiro os relatórios de bugs existentes para verificar se o problema que encontrou já foi relatado. Sinta-se à vontade para adicionar informação adicional aos relatórios de bugs existentes que julgue relevante para este documento.

Apreciamos, e encorajamos, relatórios que forneçam correcções para este documento. Encontrará mais informação sobre como obter a versão original deste documento em Secção 1.3, “Fontes para este documento”.

1.2. Contribuir com relatórios de actualização

É bem-vinda qualquer informação relatada dos utilizadores relacionada com actualizações a partir da squeeze para wheezy. Se está disposto a partilhar informação por favor arquive um bug, com os seus resultados, no sistema de seguimento de bugs (bts) contra o pacote upgrade-reports. Nós pedimos-lhe que comprima quaisquer ficheiros que sejam incluídos em anexo (utilizando o gzip).

Quando submeter o seu relatório de actualização por favor inclua a seguinte informação:

  • O estado da sua base de dados de pacotes antes e após a actualização: a base de dados do estado do dpkg disponível em /var/lib/dpkg/status e a informação do estado dos pacotes do apt, disponível em /var/lib/apt/extended_states. Você deverá ter feito uma cópia de segurança antes da actualização conforme é descrito em Secção 4.1.1, “Salvaguardar quaisquer dados ou informação de configuração”, mas também poderá encontrar cópias de segurança de /var/lib/dpkg/status em /var/backups.

  • A sessão faz o registo (log) utilizando o script, conforme é descrito em Secção 4.4.1, “Gravar a sessão”.

  • Os seus logs do apt, estão disponíveis em /var/log/apt/term.log ou os seus logs do aptitude, que estão disponíveis em /var/log/aptitude.

[Nota]Nota

Você deve tomar algum tempo para rever e remover qualquer informação sensível e/ou confidencial dos logs antes de os incluir num relatório de bug já que a informação será publicada numa base de dados pública.

1.3. Fontes para este documento

O código-fonte deste documento está no formato DocBook XML. A versão em HTML é gerada utilizando o docbook-xsl e o xsltproc. A versão em PDF é gerada utilizando o dblatex ou o xmlroff. O código-fonte para as Notas de Lançamento está disponível no repositório SVN do Projecto de Documentação Debian. Pode utilizar a interface web para aceder aos seus ficheiros individuais através da web e ver as suas alterações. Para mais informações acerca de como aceder ao SVN por favor consulte as páginas SVN do Projecto de Documentação Debian.