Capítulo 3. Sistema de instalação

Índice

3.1. Quais as novidades do sistema de instalação?
3.1.1. Grandes mudanças
3.1.2. Instalação automatizada

O Instalador Debian é o sistema de instalação oficial para o Debian. Ele oferece vários métodos de instalação. Os métodos disponíveis para instalar seu sistema dependem da sua arquitetura.

Imagens do instalador para a jessie podem ser encontradas juntamente com o Guia de Instalação no site web do Debian.

O Guia de Instalação também está incluído no primeiro CD/DVD dos conjuntos de CDs/DVDs oficiais do Debian, disponíveis em:

/doc/install/manual/idioma/index.html

Também pode ser do seu interesse verificar a errata do debian-installer que contém uma lista de problemas conhecidos.

3.1. Quais as novidades do sistema de instalação?

Muito desenvolvimento foi feito no Instalador Debian desde seu lançamento oficial anterior com o Debian 7, resultando tanto em melhorias no suporte a hardware quanto em alguns novos recursos muito interessantes.

Nas notas de lançamento nós iremos listar somente as grandes mudanças do instalador. Caso você esteja interessado nas mudanças detalhadas desde o wheezy, por favor, verifique os anúncios de lançamento das versões beta e RC do jessie disponíveis a partir do histórico de notícias do Instalador Debian.

3.1.1. Grandes mudanças

Portes removidos

O suporte para as arquiteturas ia64 e sparc foi removido do instalador, uma vez que elas foram removidas do repositório.

Novos portes

O suporte para as arquiteturas arm64 e ppc64el foi adicionado ao instalador.

A variante do kernel foi incrementada para i586

A variante do kernel i486 foi renomeada para i586, já que o i486 não é mais suportado.

Novo sistema init padrão

O sistema de instalação agora instala o systemd como o sistema init padrão.

Seleção da área de trabalho

A área de trabalho agora pode ser escolhida pelo tasksel durante a instalação. Note que várias áreas de trabalho podem ser selecionadas ao mesmo tempo, mas algumas combinações de áreas de trabalho podem não ser co-instaláveis.

Substituindo "--" por "---" para parâmetros de inicialização

Devido a uma mudança por parte do kernel Linux, o separador --- agora é usado em vez do histórico -- para separar os parâmetros do kernel dos parâmetros do ambiente do usuário.

Novos idiomas

Graças aos enormes esforços dos tradutores, Debian agora pode ser instalado em 75 idiomas, incluindo o Inglês. Isso significa um idioma a mais do que na wheezy. A maioria dos idiomas está disponível para instalação tanto na interface de usuário baseada em texto quanto na interface de usuário gráfica, enquanto alguns só estão disponíveis na interface de usuário gráfica.

Os idiomas acrescentados nesta versão incluem:

  • O Tajique foi adicionado ao instalador gráfico e baseado em texto.

Os idiomas que só podem ser selecionados usando o instalador gráfico, já que seus conjuntos de caracteres não podem ser apresentados num ambiente não-gráfico, são: Amárico, Bengali, Dzongkha, Gujarati, Hindi, Georgiano, Kannada, Khmer, Malaiala, Marathi, Nepalês, Punjabi, Tamil, Telugu, Tibetano e Uyghur.

Inicialização UEFI

O instalador do Jessie melhora o suporte para um monte de firmware UEFI e também suporta instalação em firmware de 32 bits com um kernel de 64 bits.

Observe que isso não inclui suporte para UEFI Secure Boot.

3.1.2. Instalação automatizada

Algumas mudanças mencionadas na seção anterior também implicam em mudanças no suporte do instalador para instalação automatizada utilizando arquivos de pré-configuração. Isso significa que, caso você tenha arquivos configuração preexistentes que funcionaram com o instalador wheezy, você não pode esperar que esses funcionem com o novo instalador sem modificação.

O Guia de Instalação possui um apêndice atualizado separado com uma extensa documentação sobre como usar a pré-configuração.