6.4. Carregar Firmware em Falta

Conforme é descrito em Secção 2.2, “Dispositivos que Necessitam de Firmware”, alguns dispositivos necessitam que seja carregado firmware. Na maioria dos casos o dispositivo não irá funcionar se o firmware não estiver disponível; Por vezes as funcionalidades básicas não são limitadas se o firmware estiver em falta e for apenas necessário para habilitar funcionalidades adicionais.

Se o controlador de um dispositivo necessitar de firmware que não esteja disponível, o debian-installer irá mostrar uma caixa de diálogo a oferecer para carregar o firmware em falta. Se esta opção for seleccionada, o debian-installer irá procurar nos dispositivos disponíveis por ficheiros soltos de firmware ou pacotes contendo firmware. Se for encontrado, o firmware será copiado para a localização correcta (/lib/firmware) e o controlador será novamente carregado.

Nota

Os dispositivos que são pesquisados e quais os sistemas de ficheiros que são suportados dependem da arquitectura, do método de instalação e da etapa da instalação. Especialmente durante as etapas iniciais da instalação, o carregamento de firmware é mais provável que tenha sucesso a partir de uma disquete formatada em FAT ou uma pen USB.

Note que é possível saltar o carregamento de firmware se souber que o dispositivo também irá funcionar sem ele, ou se o dispositivo não for necessário durante a instalação.

O debian-installer apenas pergunta pelo firmware necessário aos módulos do kernel carregados durante a instalação. Nem todos os controladores estão incluidos no debian-installer, em particular não está o radeon, isto implica que as capacidades de alguns dispositivos podem não ser diferentes no final da instalação do que eram no seu início. Consequentemente, algum do seu hardware pode não ser utilizado com todo o seu potencial. Se suspeitar que é o caso, ou se estiver apenas curioso, não é má ideia verificar a saída do comando dmesg no sistema acabado de arrancar e procurar por firmware.

6.4.1. Preparar um meio

As imagens de CD oficiais não incluem firmware não-livre. O método mais usual para carregar tal firmware é a partir de um suporte amovível como por exemplo uma pen USB. Am alternativa, podem ser encontradas compilações de CDs não oficiais com firmware não-livre em http://cdimage.debian.org/cdimage/unofficial/non-free/cd-including-firmware/. Para preparar uma pen-USB (ou outro suporte tal como uma partição de um disco rígido, ou disquete), os ficheiros ou pacotes de firmware têm de ser colocados no directório raiz ou num directório chamado /firmware do sistema de ficheiros do suporte. O sistema de ficheiros recomendado para utilizar é o FAT já que é o mais provável a ser suportado durante as etapas iniciais da instalação.

Estão disponíveis ficheiros 'tarball' e zip, contendo os pacotes actuais para o firmware mais comum, a partir de:

Faça apenas o download do ficheiro 'tarball' ou zip do lançamento correcto e descompacte-o para o sistema de ficheiros na media.

Se o firmware que necessitar não estiver incluído no 'tarball', pode também fazer o download de pacotes de firmware específicos a partir (da secção non-free) do arquivo. O seguinte resumo deve listar a maioria dos pacotes de firmware disponíveis mas não é garantido que esteja completa e pode também conter pacotes que não sejam de firmware:

Também é possível copiar ficheiros individuais de firmware para a media. Ficheiros soltos de firmware podem ser obtidos por exemplo a partir de sistemas já instalados ou a partir de um fabricante de hardware.

6.4.2. Firmware e o Sistema Instalado

Qualquer firmware carregado durante a instalação será automaticamente copiado para o sistema instalado. Na maioria dos casos isto irá assegurar que o dispositivo necessita que o firmware irá também funcionar correctamente após o sistema ser reiniciado para o sistema já instalado. No entanto, se o sistema instalado correr uma versão diferente do kernel da do instalador existe uma ligeira hipótese do firmware não puder ser carregado devido à diferença de versão.

Se o firmware foi carregado a partir de um pacote de firmware, o debian-installer irá também instalar este pacotes no sistema instalado e irá automaticamente acrescentar a secção 'non-free' do arquivo de pacotes ao sources.list do APT. Isto tem a vantagem do firmware ser actualizado automaticamente se estiver disponível uma nova versão.

Se for saltado o carregamento de firmware durante a instalação, o dispositivo relevante irá provavelmente não funcionar no sistema instalado até o (pacote de) firmware ser instalado manualmente.

Nota

Se o firmware foi carregado a partir de ficheiros de firmware soltos, o firmware copiado para o sistema instalado não irá ser automaticamente actualizado a menos que o pacote correspondente de firmware (se estiver disponível) seja instalado após a instalação estar completada.