7.1. O Momento da Verdade

A primeira inicialização do seu sistema no seu todo é o que os engenheiros eléctricos chamam de teste de fumo.

Se fez uma instalação por omissão, a primeira coisa que deve ver quando arrancar o sistema é o menu do gestor de arranque grub. As primeiras escolhas do menu serão para arrancar o seu novo sistema Debian. Se tiver outros sistemas operativos no seu computador (como o Windows) que tenham sido detectados pelo sistema de instalação, esses serão listados abaixo no menu.

Se o sistema não arrancar correctamente, não entre em pânico. Se a instalação teve sucesso, são boas as hipóteses em que apenas exista um problema relativamente menor que evite o seu sistema arranque com Debian. Na maioria dos casos tais problemas são corrigidos sem ter de repetir a instalação. Uma opção disponível para corrigir problemas de arranque é utilizar o modo de recuperação do instalador (veja Secção 8.6, “Recuperar um Sistema Estragado”).

Se é novo em Debian e kFreeBSD, pode necessitar de alguma ajuda de utilizadores mais experientes. Para arquitecturas menos usuais como 64-bit PC, a sua melhor opção é perguntar na mailing list debian-bsd. Pode também arquivar um relatório de instalação tal como é descrito em Secção 5.4.5, “Submeter Relatórios de Instalação”. Por favor assegure-se que descreve o problema de forma clara e inclua quaisquer mensagens que sejam mostradas que possam ajudar outros a diagnosticar o problema.

Se tem outros sistemas operativos no seu computador que não sejam detectados ou não sejam detectados correctamente, por favor arquive um relatório de instalação.