Capítulo 1. Introdução

Índice

1.1. Relatar erros neste documento
1.2. Contribuir com relatórios de actualização
1.3. Fontes para este documento

Este documento informa os utilizadores da distribuição Debian acerca das maiores alterações na versão 12 (com o nome de código bookworm).

As notas de lançamento disponibilizam informação acerca de como actualizar de forma segura a partir do lançamento 11 (com o nome de código bullseye) para o lançamento actual e informar os utilizadores acerca de potenciais problemas que possam encontrar no processo.

Pode obter a versão mais recente deste documento a partir de https://www.debian.org/releases/bookworm/releasenotes.

[Cuidado]Cuidado

Note que é impossível listar todos os problemas conhecidos, e por isso foi feita uma selecção baseada na combinação da prevalência esperada e impacto desses problemas.

Por favor note que apenas suportamos e documentamos a actualização a partir do anterior lançamento de Debian (neste caso, a actualização a partir de bullseye). Se necessitar actualizar a partir de lançamentos mais antigos sugerimos-lhe que leia primeiro as edições anteriores das notas de lançamento e que actualize primeiro para 11.

1.1. Relatar erros neste documento

Nós procuramos testar todos os diferentes passos de actualização descritos neste documento e também tentamos antecipar todos os possíveis problemas que os nossos utilizadores possam encontrar.

Não obstante, se achar que encontrou qualquer bug nesta documentação (informação incorrecta ou informação em falta) nesta documentação, por favor registe um bug no sistema de seguimento de bugs (bts) contra o pacote release-notes. Primeiro poderá querer rever os relatórios de bugs existentes para verificar se o problema que encontrou já foi relatado. Sinta-se à vontade para adicionar informação adicional aos relatórios de bugs existentes se conseguir contribuir com conteúdo para este documento.

Apreciamos, e encorajamos, relatórios que forneçam correcções para este documento. Encontrará mais informação sobre como obter a versão original deste documento na Secção 1.3, “Fontes para este documento”.

1.2. Contribuir com relatórios de actualização

É bem-vinda qualquer informação vinda dos utilizadores relacionada com actualizações de bullseye para bookworm. Se estiver disposto a partilhar informação por favor arquive um bug, com os seus resultados, no sistema de seguimento de bugs (bts) contra o pacote upgrade-reports. Nós pedimos-lhe que comprima quaisquer ficheiros que sejam incluídos em anexo (com gzip).

Quando submeter o seu relatório de actualização por favor inclua a seguinte informação:

  • O estado da sua base de dados de pacotes antes e após a actualização: a base de dados do estado do dpkg disponível em /var/lib/dpkg/status e a informação do estado dos pacotes do apt, disponível em /var/lib/apt/extended_states. Deverá ter feito uma cópia de segurança antes da actualização conforme é descrito em Secção 4.1.1, “Salvaguardar quaisquer dados ou informação de configuração”, mas também poderá encontrar cópias de segurança de /var/lib/dpkg/status em /var/backups.

  • Logs da sessão criados com script, conforme é descrito em Secção 4.4.1, “Gravar a sessão”.

  • Os seus logs de apt, estão disponíveis em /var/log/apt/term.log, ou os seus logs do aptitude, que estão disponíveis em /var/log/aptitude.

[Nota]Nota

Deve usar algum tempo para rever e remover qualquer informação sensível e/ou confidencial dos logs antes de os incluir num relatório de bug já que a informação será publicada numa base de dados pública.

1.3. Fontes para este documento

A fonte deste documento está no formato DocBook XML. A versão em HTML é gerada utilizando o docbook-xsl e xsltproc. A versão em PDF é gerada utilizando dblatex ou xmlroff. A fonte para as Notas de Lançamento está disponível no repositório Git do Projecto de Documentação Debian. Pode utilizar a interface web para aceder aos seus ficheiros individuais através da web e ver as suas alterações. Para mais informação acerca de como aceder ao Git por favor consulte as páginas de informação de VCS do Projecto de Documentação Debian.