3.6. Pré-Instalação do Hardware e Configuração do Sistema Operativo

Esta seção irá guiá-lo através da configuração de hardware da pré-instalação, se existir alguma, que necessite fazer antes de instalar Debian. Normalmente isto envolve verificar e possivelmente alterar definições de BIOS/firmware para o seu sistema. A BIOS ou o firmware do sistema é o software utilizado pelo hardware; é o mais crítico invocado durante o processo de arranque (depois de o ligar).

3.6.1. Invocar OpenFirmware

Normalmente em sistemas PowerPC não há necessidade de configurar a BIOS (chamada de OpenFirmware) . PReP e CHRP são equipados com OpenFirmware, mas infelizmente, isto significa que você tem de o invocar de maneiras diferentes de fabricante para fabricante. Vai ter de consultar a documentação do hardware que veio com o a sua máquina.

Em Macintoshes PowerPC, você invoca o OpenFirmware com Command (trevo/Maça)+Option+o+f durante o arranque. Normalmente, após o toque, irá verificar estas combinações de teclas, mas o momento exacto varia de modelo para modelo. Para mais dicas veja http://www.netbsd.org/Ports/macppc/faq.html.

A linha de comandos do OpenFirmware parece-se com isto:

ok
0 >

Note que em modelos antigos de Macs PowerPC, por omissão e por vezes a interacção hardwired do utilizador para o OpenFirmware é através da porta série (modem). Se invocar o OpenFirmware numa dessas máquinas, você apenas vai ver um ecrã vazio. Nesse caso, para interagir com o OpenFirmware é necessário um programa terminal a correr noutro computador, ligado à parta do modem.

O OpenFirmware em máquinas OldWorld G3 Beige, DE versões 2.0f1 e 2.4, está estragado. Estas máquinas muito provavelmente não serão capazes de arrancar a partir do disco rígido a menos que seja aplicado um 'patch' ao firmware . Um 'patch' de firmware está incluído no utilitário System Disk 2.3.1, disponível a partir da Apple em ftp://ftp.apple.com/developer/macosxserver/utilities/SystemDisk2.3.1.smi.bin. Após descomprimir o utilitário em MacOS, e o lançar, escolha o botão Save para ter os patches de firmware instalados na nvram.

3.6.2. Assuntos de Hardware Para Estar Atento

Visibilidade do ecrã em OldWorld Powermacs. Alguns OldWorld Powermacs, mais notavelmente aqueles com o display driver control, podem não produzir um mapa de cores com resultados fiáveis na saída visível em Linux quando o ecrã estiver configurado para mostrar mais de 256 cores. Se notar tais problemas com o seu ecrã após re-iniciar (por vezes pode ver informação no monitor, mas noutras nada) ou, se o ecrã ficar preto após arrancar o instalador em vez de lhe mostrar o interface do utilizador, tente mudar as configurações do ecrã no MacOS para utilizar 256 cores em vez de thousands ou millions.