5.1. Arrancar o Instalador em 64-bit PC

Atenção

Se tiver qualquer outro sistema operativo, que deseje manter, no seu sistema (configuração 'dual-boot'), deve assegurar-se que esses sistemas operativos foram devidamente desligados antes de arrancar o instalador. Instalar um sistema operativo com outro sistema operativo em hibernação (em suspensão no disco) pode resultar na perda, ou num estado danificado do sistema operativo suspenso que pode causar problemas com é reiniciado.

5.1.1. Arrancar a partir de CD-ROM

O melhor caminho para a maioria das pessoas será usar um conjunto de CDs Debian. Se tem um conjunto de CDs, e se a sua máquina suporta arranque directamente a partir do CD, fantástico! Simplesmente insira o seu CD, reinicie, e proceda para o próximo capítulo.

Note que determinadas drives de CD podem necessitar de drivers especiais, e portanto estarem inacessíveis nas fases iniciais da instalação. Se se verificar que a maneira comum de iniciar a partir do CD não funciona no seu hardware, visite novamente este capítulo e leia sobre métodos alternativos para instalar e kernels alternativos que poderão funcionar consigo.

Mesmo que não consiga arrancar a partir do CD-ROM, poderá provavelmente instalar os componentes do sistema Debian e quaisquer pacotes que deseje a partir de CD-ROM. Simplesmente arranque utilizando um meio diferente e quando for altura de instalar o sistema operativo, sistema base, e quaisquer pacotes adicionais, aponte o sistema de instalação para a drive de CD-ROM.

Se tiver problemas com o arranque, veja a Secção 5.4, “Diagnosticar Problemas no Processo de Instalação”.

5.1.2. Arrancar a partir do Windows

A tentar iniciar o instalador a partir do Windows, você pode

Se utilizar um CD ou DVD de instalação, deve ser lançado automaticamente um programa de pré-instalação ao inserir o disco. No caso do Windows não o iniciar automaticamente, ou se estiver uma 'pendrive' de memória USB, pode corrê-lo manualmente acedendo ao dispositivo e executando setup.exe.

Após o programa ter sido iniciado, serão colocadas algumas questões preliminares e o sistema será preparado para reiniciar para o instalador de Debian GNU/kFreeBSD.

5.1.3. Arrancar a partir de 'pen' USB

Vamos assumir que preparou tudo a partir da Secção 3.6.2, “Selecção de Dispositivo Para Arranque” e da Secção 4.3, “Preparar Ficheiros para iniciar a partir de USB Memory Stick”. Agora basta ligar a sua pen USB num conector USB livre e reiniciar o computador. O sistema deverá arrancar, e a menos que tenha utilizado o método flexível para compilar a pen e não a tenha activado, deverá ser-lhe apresentada a linha de comandos boot:. Poderá introduzir aqui argumentos de arranque opcionais, ou carregar em Enter.