5.2. Acessibilidade

Alguns utilizadores podem necessitar de suporte especifico devido a, por exemplo, visão reduzida. funcionalidades de acessibilidade têm de ser activadas manualmente. Alguns parâmetros de arranque podem ser acrescentados para activar as funcionalidades de acessibilidade. Note que na maioria das arquitecturas o gestor de arranque interpreta o seu teclado como sendo um teclado QWERTY.

5.2.1. Front-end do Instalador

O instaldor Debian suporta vários front-ends para colocar questões, com várias conveniências para acessibilidade: notavelmente, text utiliza texto simples enquanto que newt utiliza caixas de diálogo baseadas em texto. A escolha pode ser feita na prompt de arranque, veja a documentação para DEBIAN_FRONTEND em Secção 5.3.1, “Parâmetros de instalação Debian”.

5.2.2. Tema de Alto Contraste

Para utilizadores com pouca visão, o instalador pode utilizar um tema de cores de alto contraste que se torna mais legível. Para o activar, acrescente o parâmetro de arranque theme=dark.

5.2.3. Preseeding

Em alternativa, Debian pode ser instalado de forma totalmente automatica utilizando preseeding. Isto está documentado em Apêndice B, Automatizar a instalação utilizando 'preseeding'.

5.2.4. Acessibilidade do sistema instalado

A documentação de acessibilidade do sistema instalado está disponível na página do Wiki Debian Accessibility.