Alerta! Esta tradução está muito desatualizada, por favor leia o original.

Marca do Debian

Política de Licenciamento de Marca

O Debian está empenhado em proteger e garantir o uso consistente de sua marca, logos e estilos, e também tornar mais fácil o uso para todo o usuário genuíno. Como parte desse processo, a marca Debian é uma marca registrada no Estados Unidos da Software in the Public Interest, Inc., gerenciado pelo projeto Debian. Para registro fora dos Estados Unidos, nós aderimos a aplicação do Protocolo de Madri para estender a proteção para a União Europeia, China e Japão; a marca Debian também está registrada no Brasil, N. do processo 827045310.

A marca Debian foi primeiro registrada em 21 de Dezembro de 1999, mas tem sido usada desde Agosto de 1993. Ela está registrada sob a Classe Nice 009: Utilitário Computacional e Software de Sistema Operacional.

A política atual que rege o uso da marca Debian foi anunciada por Bruce Perens, Líder do Projeto Debian, em 1998:

Nós permitimos à todas as empresas fazer uso razoável da marca Debian. Por exemplo, se você fizer um CD da nossa distribuição Debian, você pode chamar o produto de Debian. Caso você queira usar o nome de alguma outra maneira, você deve nos perguntar primeiro.
Para sermos justos com todas as empresas, nós insistimos que nenhuma empresa use o nome Debian no nome da empresa, ou um domínio da empresa na internet.

Para processos sobre as marcas Debian, por favor, entre em contato trademark@debian.org. Para solicitar o uso das marcas do Debian para outros propósitos que aqueles permitidos pela política de marca do Debian, por favor, envie um e-mail para trademark@debian.org com o assunto Solicitação de uso de Marca; Esteja certo em incluir a seguinte informação no corpo de sua mensagem:

Trabalhos em Progresso

Como anunciado por Stefano Zacchiroli, Líder do Projeto Debian, em Agosto de 2011, a atual Política de Marca do Debian está sendo revisada, em colaboração com a SPI e SFLC.

Os rascunhos anteriores da nova política de marca, por Benjamin Mako Hill e Branden Robinson estão disponíveis e estão sendo usados como base para a próxima versão.

Organizações licenciadas para uso da marca

As seguintes organizações foram licenciadas a usar a marca Debian através do Contrato de Licença: