École Normale Supérieure de Cachan, França

A distribuição Debian é a distribuição mais usada nesta escola estilo universidade, incluindo mais de 20 laboratórios. O melhor e original uso do Debian é o de rede: roteadores (sob tecnologias ATM e Gigabit Ethernet, com roteamento dinâmico dentro e fora do campus), firewall (filtragem de estado completa em cada roteador), gateway VPN (baseado no projeto OpenVPN). Debian também é usado em todos os servidores Linux da DSI (Direction of Information Systems – Direção de Sistemas de Informação), bancos de dados (MySQL, PostgreSQL, Oracle), serviços de rede (DNS, proxy, LDAP, news, etc.) e estações de trabalho em salas de acesso livre. Finalmente, todas as distribuições Debian atuais foram instaladas no meso-calculator (Nec TX7 com 32 processadores Itanium2) sem tocar na distribuição original e única suportada vinda da Red Hat.

Além disso, por anos o ENS-Cachen tem hospedado o espelho FTP oficial da distribuição Debian. Os estudantes organizam festas de instalação Debian.

A escolha da distribuição Debian é histórica (a distribuição Linux mais usada entre administradores de sistema), filosófica (independência de limitações comerciais), e pragmática (Debian é mais fácil de administrar do que de instalar ;-) ).