INSIA, França

Nós escolhemos usar o Debian por muitas razões. Primeiro, eu sou desenvolvedor Debian e administrador do sistema do campus, assim sendo usar Debian era um passo natural. Além disso, nós precisamos de uma distribuição Linux segura, estável e fácil de manter para nossos 10 servidores. A infra-estrutura de segurança também foi claramente um bom ponto para o Debian.

Finalmente, nós escolhemos o Debian por causa de suas filosofias e políticas. Estes são dois pontos importantes em um ambiente educacional. Nossos estudantes vão se tornar engenheiros, e usar o Debian todos os dias irá provevelmente nos ajudar a evitar alguns dos clichês mais comuns sobre software livre, primeiro na escola, depois no trabalho. Usar Debian na INSIA não é apenas uma questão de escolher um Sistema Operacional ou uma Distribuição Linux. É também uma maneira de fazer as pessoas mudarem sua opinião sobre software livre e desenvolvimento de software em geral.

A INSIA têm cerca de 300 estudantes este ano (ou seja, em setembro de 2002). Nós temos 150 estações de trabalho Intel novas, rodando Debian estável + alguns softwares de empacotamento próprio como o XFree86, que nós precisamos uma vez que o chipset de vídeo i845 não é suportado pelo XF4.1. Nós também temos 10 servidores rodando vários serviços, como servidor web Apache, servidor de email Postfix, etc.