Departamento de Informática -- Universidade Federal do Paraná, Brasil

Usamos Debian/GNU Linux em todos os lugares e fornecemos um espelho Debian desde 1999, e um espelho Debian Security desde 2011. Nosso data center gerencia a filtragem e roteamento de pacotes de uma rede de 20 Gb, um servidor DNS autoritativo e um servidor de e-mail, todos rodando variantes do Debian estável e instável variantes. Usando máquinas Debian altamente otimizadas, somos capazes de fornecer mais de 40 espelhos para projetos de código aberto, sendo o maior espelho não comercial do Hemisfério Sul e um dos maiores do mundo.

Com o Debian também fornecemos infraestrutura de virtualização para projetos de pesquisa. Temos um armazenamento bruto de 1 PB em múltiplas implementações de sistemas de arquivos distribuídos, mais de 1.700 núcleos de processamento e mais de 10 TB de RAM. Gerenciamos mais de 150 máquinas virtuais, todas rodando Debian, fornecendo uma variedade de serviços para a comunidade, como edição de documentos colaborativa, plataformas de aprendizagem, videochamadas, controle de versão e bancos de dados científicos. Para pesquisas de ponta, também gerenciamos um cluster com mais de 46 mil núcleos CUDA com Debian. Para os(as) estudantes, oferecemos recursos de inicialização pela rede, habilitando mais de 370 terminais rodando Debian e derivados.

O Debian nos fornece estabilidade, segurança e fácil manutenção. Nossa infraestrutura é gerenciada majoritariamente pelo Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL), que é um grupo de pesquisa focado no desenvolvimento de soluções de código aberto, sendo responsável por gerenciar e hospedar múltiplos projetos governamentais.