Bayour.com, Gotemburgo, Suécia

Estou usando o Debian GNU/Linux em um servidor de armazenamento primário (hexacore AMD Phenom II, 16GB de memória) que exporta discos: 16TB em ZFS via Samba, NFS, iSCSI, AirVideoServer, AFP e DAAP. Um firewall rodando de um pendrive que usa um Debian Live altamente modificado com uma placa de rede dual de 1TB para conexão de banda larga e rede interna. O firewall também é responsável pelo NTP interno, DHCP e serviços DNS, para simplificar a configuração de uma nova máquina. Outro servidor (AMD Athlon II, 8GB de memória) hospeda todas as minhas máquinas virtuais, executando diretamente do iSCSI no VirtualBox.

Atualmente, existem cerca de 11 máquinas virtuais executando ao mesmo tempo, a maioria delas no Debian GNU/Linux, usado para desenvolvimento, teste, comutação VoIP (Astrix), etc. A autenticação e autorização do(a) usuário(a) são feitas usando o OpenLDAP e o MIT Kerberos V através da rede. Todas as máquinas funcionam em modo headless (sem periféricos como monitor, teclado e mouse), mas um servidor VNC é executado no servidor de armazenamento por precaução.

Eu escolhi o Debian GNU/Linux por sua simplicidade e do extenso repositório de softwares. Você simplesmente não pode vencer mais de 6000 pacotes disponíveis! Não importa a necessidade, as chances de o software estar empacotado e pronto para ser executado após um simples apt-get install package são enormes.