Notícias Semanais Debian - 14 de Maio de 2001

Vocês gostam de nós, vocês realmente gostam! Recebemos muitas cartas (bem, emails...) dizendo que foi bom ver a DWN de volta. Obrigado pelo show de suporte, faremos nosso melhor para manter vocês informados! Um grande obrigado ao Joey Hess por nos ajudar.

Sucesso nos Boot floppies. O Santiago Garcia Mantinan relatou que teve sucesso com uma instalação completa da Woody usando os novos boot-floppis e poucas modificações feitas por ele. E houve muita alegria... Um pouco depois, um relatório de progresso atualizado, foi postado. De acordo com esse, o freeze começará em junho.

Por quê se importar com os boot-floppies? Algumas mentes inquisidoras quizeram saber o por quê da agitação ao redor dos discos de boot, apesar deles quererem apenas instalar do CD-ROM. O software usado para a instalação é todo desenhado para caber em disquetes, apesar de poderem estar em CD-ROM, disco rígido ou em rede. Por exemplo, você pode baixar uma imagem de disquete bootável de tamanho 1.2MB, 1.44MB ou 2.88MB - mas essa imagem pode residir em qualquer mídia bootável com que seu sistema possa lidar. Disquetes eram um método muito mais comum de instalação alguns anos atrás, apesar de muitas pessoas instalarem do CD-ROm ou fazerem uma instalação via rede ao invés de mexer com disquetes.

Proposta de política de tasks. O Anthony Towns levantou o tópico de criar uma política apropriada para as 'tasks' para o Woody. Anthony propos um conjunto de regras para pacotes task-* que os tornariam mais flexíveis e permitiriam seleção de pacotes ao invés de todos os pacotes mencionados no header da task.

Fases separadas. O Glenn McGrath propôs separar as fases de preparação e de instalação do instalador Debian para torná-lo mais versátil. O Debian-installer é o projeto de instalador para a versão do Debian que vem após o woody. Ele tem um desenho totalmente novo, enquanto os boot-floppies estão sendo usados pela última vez para o Woody.

Notas de segurança. Vários pacotes foram assunto de alertas de segurança do Debian essa semana. Se você está usando o Zope, mandb, gftp ou Samba, assegure-se de visitar a Página de Segurança do Debian para se informar sobre como atualizar para as versões mais novas.

JBuilder4 no Debian/PPC. No caso de você querer rodar o JBuilder4 no PPC, O Franck Routeir foi legal o bastante para contribuir sua história de sucesso e instruções sobre como fazê-lo rodar. Obrigado pelo relato, Franck!

Lista de Pacotes para o 2.2r4. Uma lista de atualizações propostas para o 2.2r4 foi anunciada pelo Martin Schulze.

Novos pacotes dessa semana. Novos pacotes dessa semana no Debian são o verificador de sistema de arquivos IDS fcheck, o VM Java japhar, suporte ao sistema de arquivos XFS kernel-patch-xfs, o servidor de dict serpento e um programa de captura de vídeo, o vcr.

Tem sugestões? Se você tem uma sugestão, comentário ou itens de notícias para nós, envie para dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Joe 'Zonker' Brockmeier, Jean-Christophe Helary e Tollef Fog Heen.