Notícias Semanais Debian - 21 de Dezembro de 2004

Bem-vindo(a) à quinquagésima edição deste ano da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. O centro de computação da Universidade de Oxford completará sua migração para PostgreSQL rodando no Debian como backend de banco de dados no ano que vem. A próxima atualização estável está sendo preparada e é esperada para antes da tarde do Ano Novo.

Informações do Progresso para o Lançamento do Sarge. Andreas Barth enviou informações atualizadas sobre o progresso para o lançamento do Debian 3.1. Ele relatou que o GNOME 2.8 foi adicionado ao sarge e que uma atualização do kernel foi inadvertidamente incompatível em nível binário com relaçaão ao seu predecessor. Os mantanedores do KDE apresentaram um plano para colocar o KDE 3.3 na distribuição testing que atinge os requisitos da equipe de lançamento.

Debian GNU/Hurd suporta partições grandes. O último upload do pacote hurd possui um patch de Ognyan Kulev que adiciona suporte à partições ext2 com mais de 2 GB em sistemas de 32 bits. Uma história no KernelTrap tem mais detalhes sobre o histórico e a implementação do patch. Nos últimos anos, este limite estava se tornando um problema mais irritante do sistema GNU/Hurd; assim, esta alteração representa um marco importante para o porte Debian GNU/Hurd no que diz respeito às expectativas dos usuários.

Empacotando a Suite Katie. Andreas Barth relatou ter instalado o DAK (o Kit do Repositório Debian - Debian Archive Kit) em volatile.debian.net. A instalação dos pacotes preparados por Jörg Jaspert foi bem tranqüilo. Ele integrou gerenciamento correto de NEW e uma área de testes para revisão antes da inclusão.

Debian em AMD64. Ladislav Bodnar revisou o porte não-oficial do Debian para a arquitetura AMD64, notando que praticamente todos os Softwares Livres que ele usa já estão no repositório, com a exceção notável do OpenOffice.org. Ele discutiu o uso de um chroot i386 para rodar softwares antigos de 32 bits e descreveu o instalador como "meio tolo (no sentido positivo da palavra)".

Ferramenta CDD Padrão? Sergio Talens-Oliag terminou a proposta para uma ferramenta a ser usada por desenvolvedores de Distribuições Debian Personalizadas (CDD - Custom Debian Distribution). Ele tentou padronizar o modo pelo qual os desenvolvedores definem suas CDDs, fornecendo ferramentas para distribuir, instalar, atualizar e gerenciar o sistema presonalizado. Comentários devem ser enviados para a lista debian-custom.

Instalações Debian Não-Assistidas. Carla Schroder enviou a segunda parte de seu tutorial sobre a instalação do Debian usando Fully Automatic Installation (FAI - Instalação Completamente Automatizada). A primeira parte cobriu a configuração básica para um sevidor FAI Debian, enquanto a segunda explicou a configuração das instalações nos clientes - configurações de rede do sevidor, quais softwares serão instlados e os métodos de inicialização dos clientes. Ela concluiu que, embora a configuração inicial possa ser complicada, FAI é perfeita para redes mistas que contêm tipos diferentes de PCs e, uma vez configurada, a instalação dos clientes é rápida como um raio.

Projeto Debian na FOSDEM? Wouter Verhelst Pediu ajuda para a presença do Debian na FOSDEM (Free and Open Source Developers European Meeting - Encontro Europeu dos Desenvolvedores de Software Livre e de Código Aberto) do ano que vem. A sala dos desenvolvedores está bem encaminhada com cinco palestras já confirmadas, porém são necessárias mais pessoas para o estande.

Estado do Porte AMD64 do Debian. Devido ao reprocessamento acidental de uma mensagem antiga, Martin Michlmayr afirmou que todas preocupações técnicas foram resolvidas e que o porte deve ser incluído depois que os problemas dos espelhos (mirrors) forem corrigidos, que por sua vez deve acontecer em algum momento depois do lançamento do sarge.

Empacotando Pacotes OSSP para o Debian. Raphael Bossek propôs um esquema comum de nomes para pacotes de software derivdos do OSSP. Como o Debian já contêm pacotes e arquivos com o mesmo nome conflitos são pré-designados. Basicamente ele propôs usar um prefixo comum, como Piotr Roszatycki já havia implementado.

Relatando Bugs ao Debian ou ao Autor? Ian Wienand questionou para onde deveria enviar um bug em um pacote GNOME, já que o projeto GNOME também mantém um sistema de gerenciamento de bugs. Paul Hampson respondeu e propôs enviar o bug ao autor e abrir um relatóro de bug Debian referenciando-o. No entanto, Thomas Bushnell apontou que o modo comum seria enviar um bug ao Debian e deixar o mantenedor do pacote encaminhar o bug aos autores do software.

Licença Alemã de Software Livre. Martin Michlmayr relatou ter sido consultado em setembro por um instituto de pesquisa na Alemanha sobre uma licença de software nova. Os autores estão interessados em certificar-se que a licença está de acordo com ambas a Open Source Definition e a Definição Debian de Software Livre e está pedindo comentários agora que a licença foi publicada.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório Debian instável recentemente ou contêm atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 1 pacote tornaou-se órfão nesta semana e precisa de um novo mantenedor. Isto totaliza 226 pacotes órfãos. Muito obrigado aos mantenedores anteriores que contribuíram com a comunidade do Software Livre. Veja as páginas WNPP para a lista completa, e adicione uma nota ao relatório de erro, renomeando-o para ITA: caso pretenda adotar um pacote.

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Michael Banck, Andre Lehovich e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo R. Montesino.