Notícias Semanais Debian - 16 de Maio de 2006

Bem-vindo(a) à vigésima edição deste ano da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Em uma entrevista, Anthony Towns afirmou que o plano imediato é organizar as idéias que surgiram durante as campanhas para líder do projeto e que aqueles que se voluntariaram a ajudar não fujam sem algumas boas idéias de coisas extras que eles podem fazer.

Interface Web para Preseeding. Um novo site web desenvolvido por entusiastas do código aberto e baseado em código lançado pela Hewlett Packard permite aos usuários navegarem apontando e clicando por algumas telas simples para gerar uma pequena (menos que 30 MB) imagem de instalação. Quando inicializada, ela instalará um sistema operacional pela rede de acordo com as especificações do usuário. Debian, Ubuntu e KUbuntu são suportados nas plataformas x86 e x86_64, bem como várias outras distribuições.

Informações do Status do Multiarch. Matt Taggart apontou um relatório por Canonical Ltd. e HP que investiga estratégias potenciais para implementação de multiarch no Debian. Scott James Remnant preparou uma especificação para as alterações necessárias no dpkg. Multiarch permitirá ao Debian muitas melhorias, como suporte melhorado a sistemas que podem executar binários de várias arquiteturas, como i386 em amd64, ou i386 em ia64.

Atualizações incrementais das Informações de Pacotes. Bartosz Fenski relatou que a nova versão, 0.6.44, do apt foi enviada para a distribuição instável ("unstable"), com suporte a atualizações incrementais do banco de dados de pacotes. Com esta versão do apt, a quantidade de dados que precisa ser obtida em cada execução de "apt-get update" diminuiu de quatro ou cinco megabytes para umas poucas centenas de kilobytes.

Bits do Assistente do Líder do Projeto. Steve McIntyre relatou sobre as questões nas quais ele tem trabalhado desde a eleição. Estas incluem a participação do Debian no Summer of Code do Google, para qual o Debian recebeu cerca de 80 aplicações. Ele também mencionou a migração de irc.debian.org para a OFTC e que um novo instalador gráfico está sendo preparado rapidamente.

Repositório Testing-Security movido. Neil McGovern anunciou que o repositório testing-security foi movido para security.debian.org. Usuários devem ajustar suas linhas em sources.list caso estejam rodando teste ("testing") e queiram usar este repositório. A equipe testing-security lançará alertas antes que os pacotes corrigidos tenham sido construídos para todas as arquiteturas suportadas. Construções ausentes serão disponibilizadas conforme forem finalizadas.

Migrando para GCC 4.1? Martin Michlmayr relatou que a equipe de lançamento considerará o GCC 4.1 para o lançamento do etch se a maioria dos bugs críticos ao lançamento que estão abertos devido a um compilador mais estrito forem corrigidos. O GCC 4.1 é considerado superior ao 4.0 no geral e particularmente em HPPA em68k. Assim sendo, ele começou a coordenar uploads de não-mantenedor aos pacotes com bugs restantes e irá reconstruir todo o repositório em várias arquiteturas.

Problemas de Licença no teTeX. Frank Küster relatou ter encontrado um número considerável de arquivos com licenças incertas na distribuição teTeX, compartilhada entre teTeX e TeXlive. Os problemas provavelmente não serão resolvidos antes do lançamento do etch. Steve Langasek concordou em dar às partes não verificadas do pacote o benefício da dúvida e mantê-las nas distribuição.

Migrando para o GCJ 4.1. Michael Koch anunciou que a equipe Java do Debian pretende mudar a versão padrão do gcj/gij para apontar para a 4.1. A maioria dos pacotes deve precisar apenas de uma reconstrução simples. Pacotes construindo uma biblioteca JNI nativa, no entanto, precisarão de alguma ação manual.

Empacotando Documentação não-livre. Jérôme Marant questionou como os mantenedores lidam com pacotes de código fonte originais que contêm documentação lançada sob a GNU FDL quando querem empacotar a documentação na non-free ("não-livre"). Manoj Srivastava relatou ter criado dois pacotes fonte distintos contendo ou o código ou a documentação não-livre. O pacote fonte não-livre precisa ser renomeado.

Mantendo Pacotes Fontes baseados em patches. Joey Schulze pediu aos mantenedores de sistemas de construção baseados em patches que usem nomes razoáveis para os patches para que novos patches possam ser adicionados no final, especialmente quando eles são aplicados lexicamente ao invés de ordenados em um arquivo de índice. Isto ajudará a previnir problemas na preparação de atualizações de segurança.

Sétima Conferência Debian anual. O Projeto Debian está fazendo sua Conferência anual em Oaxtepec, México, neste momento. Cerca de 400 desenvolvedores, tradutores e pessoas interessadas no projeto estão participando em mais de 50 palestras e BoFs. Você pode acompanhar a Conferência no blog da Equipe de Organizadores. Seqüências de vídeo ao vivo das palestras e do hacklab também estão disponíveis. Adicionalmente, Alexander Schmehl anunciou a criação de dois canais IRC para que a audiência possa fazer perguntas durante as palestras.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Órfãos. 4 pacotes tornaram-se órfãos nesta semana e precisam de novos mantenedores. Isto totaliza 302 pacotes órfãos. Muito obrigado aos desenvolvedores anteriores que contribuíram para a comunidade do Software Livre. Veja as páginas WNPP para a lista completa, e adicione uma nota ao relatório de bug, renomeando-o para ITA:, caso pretenda adotar um pacote.

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar este periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que observem a comunidade Debian e relatem sobre o que está acontecendo. Veja a página sobre contribuições para descobrir como ajudar. Nós estamos aguardando ansiosamente sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Paul Telford, Mohammed Adnène Trojette, Sebastian Feltel, Thomas Bliesener e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo Rezende Montesino e Augusto Cezar Amaral.