Notícias Semanais Debian - 30 de Janeiro de 2007

Bem-vindo(a) à segunda edição deste ano da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Anthony Towns foi entrevistado por Liz Tay sobre o sucesso ou fracasso do Dunc Tank. Joey Schulze relatou que o porte alpha alcançou os demais e está mais adequado do que antes, já que agora ele tem dois daemons de construção funcionais.

Lidando com configurações e dados pessoais. Aigars Mahinovs propôs um padrão para que as aplicações organizem dados e arquivos de configuração armazenados no diretório home dos usuários como uma extensão à Hierarquia Padrão do Sistema de Arquivos (Filesystem Hierarchy Standard). Ele deveria ser inicialmente implementado no Debian e então enviado aos outros desenvolvedores. Mark Hymers apontou que a Especificação de Diretório Base XDG (XDG Base Directory Specification) de Waldo Bastian já lida com os arquivos de configuração.

Comitê Social para o Debian? Josip Rodin propôs fundar o comitê social, que irá lidar com problemas sociais dentro do projeto Debian, similar ao Comitê Técnico que lida com questões técnicas. Ele teria que ter seus próprios membros e delegaria coordenadores de comunicação para equipes e listas de discussão particulares para observar e ter certeza que nenhuma reclamação passaria despercebida.

Pedido para Atualizações de Traduções. Javier Fernández-Sanguino Peña pediu aos mantenedores que aproveitem a oportunidade para enviar pacotes com apenas atualizações de traduções. Tais modificações tem uma boa chance de receberem uma exceção de congelamento da equipe de lançamento. Até mesmo após a Campanha de NMU's com o objetivo de resolver bugs de localização pendentes no sistema de acompanhamento de bugs, ainda há muitos pacotes com bugs abertos. Os mantenedores são encorajados a enviarem mensagens para debian-i18n pedindo pela atualização de traduções.

Carregador do Debian-Installer. Robert Millan anunciou a disponibilidade de um carregador do Debian-Installer para win32. O programa, inspirado em um projeto similar do Ubuntu, tem auto-detecção de CPU de 64 bits, download de imagens de inicialização via rede com kernel e initrd, e carregamento encadeado no Debian-Installer através do grub4dos. Instalações gráficas também são suyportadas. O site goodbye-microsoft.com foi preparado com propósitos de divulgação.

Novo Assistente de Migração para UTF-8. Martin-Éric Racine anunciou que a nova ferramenta de migração para UTF-8, baseada em GTK2, foi enviada para a distribuição instável (unstable). Ela permite uma migração fácil para UTF-8 das configurações de locale e da codificação dos arquivos do usuário. Martin-Éric Racine assumiu recentemente o desenvolvimento desta ferramenta, que anteriormente era desenvolvida para o Ubuntu.

Proposta para um repositório oficial de screenshot. Roberto C. Sanchez pediu comentários sobre a idéia de ter um repositório oficial de screenshots que permitiriam a um usuário navegar através das imagens de pacotes gráficos, um serviço similar ao packages.debian.org para descrições. Nico Golde apontou uma discussão similar em 2006.

Debian na Chemnitzer Linux-Tage 2007. O projeto Debian terá um estande na Chemnitzer Linux-Tage deste ano, que ocorrerá de 3 a 4 de março na Universidade Técnica de Chemnitz. Torsten Werner dará uma palestra sobre empacotamento Debian avançado e Jörg Jaspert discutirá virtualização usando Xen no Debian.

Prazo para Conferência Debian. Jörg Jaspert anunciou que os participantes precisam se registrar no Pentabarf até quarta-feira, 31 de Janeiro de 2007, caso queiram se aplicar para acomodação, comida ou viagem patrocinados, ou caso estejam pretendendo enviar uma palestra ou proposta de evento. A Conferência Debian deste ano ocorrerá em Edinburgh de 17 à 23 de junho de 2007.

Mantendo discos virtuais limpos. Aleksandr Koltsoff anunciou zerotools, um conjunto de ferramentas cujo objetivo é ajudar a manter discos virtuais limpos preenchendo as regiões que não estão mais em uso com zeros binários. Estas ferramentas não devem ser usadas para deixar a recuperação dos dados perto de impossível. O autor também notou que nenhum pacote Debian está disponível. Amaya Rodrigo Sastre adicionou informações sobre o zum, uma ferramenta similar que é parte do perforate, um pacote mantido por ela.

Atualizações durante o ciclo de vida do Etch. Luis Matos propôs adicionar atualizações do kernel em lançamentos pontuais estáveis para suportar mais hardwares e continuar usando volatile e backports para outros programas. Moritz Mühlenhoff adicionou que há planos para um segundo conjunto de kernels (e provavelmente servidores X) nove meses após o lançamento do etch, que também terão suporte à segurança. No entanto, nada está definido ainda, ja'que o foco atual é preparar o etch para lançamento.

Obrigações das Arquiteturas para Lançamento? Thomas Bushnell questionou porque alpha é uma arquitetura para lançamento, já que ela não cumpre as obrigações de ter redundância de daemon de construção desde que o principal computador alpha está desconectado por mais de dez dias. Martin Schulze adicionou que o computador estava sendo mudado para um novo local. Steve Langasek respondeu que esta obrigação não está sendo considerada indispensável na qualificação para lançamento, portanto esta falha em particular não afeta o estado de lançamento para o porte alpha.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório debian instável (unstable) recentemente ou contêm atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 4 pacotes tornaram-se órfãos nesta semana e precisam de novos mantenedores. Isto totaliza 371 pacotes órfãos. Muito obrigado aos desenvolvedores anteriores que contribuíram para a comunidade do Software Livre. Veja as páginas WNPP para a lista completa, e adicione uma nota ao relatório de bug, renomeando-o para ITA:, caso pretenda adotar um pacote. O programa wnpp-alert do devscripts pode ser útil para descobrir quais pacotes órfãos estão instalados em seu sistema.

Pacotes Removidos. 1 pacote foi removido do repositório Debian durante a última semana:

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar este periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que observem a comunidade Debian e relatem sobre o que está acontecendo. Veja a página sobre contribuições para descobrir como ajudar. Nós estamos aguardando ansiosamente sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Felipe Augusto van de Wiel, Robert Millan, Sebastian Feltel e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo Rezende Montesino e Herbert P. Fortes Neto.