Product SiteDocumentation Site

9.4. Interfaces Administrativas

Usar uma interface gráfica para administração é interessante em várias circunstâncias. Um administrador não necessariamente sabe todos os detalhes de configuração de todos os serviços, e nem sempre tem tempo para sair pesquisando na documentação sobre o assunto. Uma interface gráfica para administração pode assim acelerar a implantação de um novo serviço. Ela pode ainda simplificar a configuração de serviços os quais são difíceis de configurar.
Tal interface é apenas uma auxiliar e não um fim em si própria. Em todos os casos, o administrador deve dominar seu comportamento para entender e resolver qualquer problema em potencial.
Como nenhuma interface é perfeita, você pode ficar tentado a tentar várias soluções. Isto deve ser evitado o máximo possível, pois ferramentas diferentes são às vezes incompatíveis em seus métodos. Mesmo se todas elas visam em serem muito flexíveis e tentam adotar o arquivo de configuração como única referência, elas nem sempre são capazes de integrar alterações externas.

9.4.1. Administrando por uma Interface Web: webmin

Essa é, sem dúvida, uma das mais bem sucedidas interface de administração. Ela é um sistema modular de gerenciamento através de um navegador web, cobrindo uma ampla gama de áreas e ferramentas. Além do mais, ela é internacionalizada e disponível em muitas linguas.
Webmin dashboard

Figura 9.5. Webmin dashboard

Sadly, webmin is no longer part of Debian. Its Debian maintainer — Jaldhar H. Vyas — removed the packages he created because he no longer had the time required to maintain them at an acceptable quality level. Nobody has officially taken over, so Buster does not have the webmin package.
Existe, contudo, um pacote não oficial distribuído pelo site web webmin.com. Ao contrário dos pacotes Debian originais, esse pacote é monolítico; todos os seus módulos de configuração são instalados e ativados por padrão, mesmo que o serviço correspondente não esteja instalado na máquina.
Webmin é usado através de uma interface web, mas ele não requer que o Apache esteja instalado. Essencialmente, esse software tem seu próprio mini servidor web integrado. Esse servidor ouve, por padrão, na porta 10000 e aceita conexões HTTP seguras.
Módulos inclusos cobrem uma grande variedade de serviços, entre eles:
  • Todos os serviços de base: criação de usuários e grupos, gerenciamento dos arquivos do crontab, scripts init, leitura de logs, etc.
  • bind: configuração de servidor DNS (nome de serviço);
  • postfix: configuração de servidor SMTP (e-mail);
  • inetd: configuração do super servidor inetd;
  • quota: gerenciamento de cota de usuário;
  • dhcpd: configuração do servidor DHCP;
  • proftpd: configuração do servidor FTP;
  • samba: configuração do servidor de arquivos Samba;
  • software: instalação ou remoção de programas dos pacotes Debian e atualizações de sistema.
A interface de administração está disponível em um navegador web em https://localhost:10000. Esteja atento! Nem todos os módulos estão usáveis em um primeiro momento. Às vezes eles precisam ser configurados especificando a localização dos arquivos de configuração correspondentes e alguns arquivos executáveis (programa). Frequentemente o sistema irá, educadamente, fazer perguntas a você quando falhar em ativar um módulo requisitado.

9.4.2. Configurando Pacotes: debconf

Muitos pacotes são configurados automaticamente após algumas perguntas serem feitas durante a instalação, através da ferramenta Debconf. Esses pacotes podem ser reconfigurados rodando dpkg-reconfigure pacote.
Na maioria dos casos, essas configurações são bem simples; apenas algumas variáveis importantes do arquivo de configuração são alteradas. Essas variáveis são geralmente agrupadas entre duas linhas de “demarcação” para que a reconfiguração do pacote apenas tenha impacto na área selecionada. Em outros casos, a reconfiguração não irá alterar nada se o script detectar uma modificação manual no arquivo de configuração, para preservar essas intervenções humanas (porque o script não pode garantir que suas próprias modificações não irão bagunçar as configurações existentes).