Product SiteDocumentation Site

4. Estrutura do Livro

This book is built around a case study providing both support and illustration for all topics being addressed.
O Capítulo 1 se concentra em uma apresentação não-técnica do projeto Debian e descreve seus objetivos e organização. Estes aspectos são importantes porque definem um quadro geral que irá completar outros capítulos com informações mais concretas.
Os Capítulos 2 e 3 fornecem uma descrição geral do estudo de caso. Neste ponto, os leitores iniciantes podem reservar um tempo para ler o apêndice B, onde encontrarão um curso rápido de nivelamento, explicando uma série de noções básicas de computação, bem como conceitos inerentes a qualquer sistema Unix.
Para começar com o nosso assunto real, vamos naturalmente começar com o processo de instalação (capítulo 4); os capítulos 5 e 6 vão apresentar ferramentas básicas que qualquer administrador Debian vai usar, como os da família APT, que são largamente responsáveis pela excelente reputação da distribuição. Estes capítulos não estão de forma alguma reservados a profissionais, já que todo mundo é seu próprio administrador em casa.
O Capítulo 7 será um parênteses importante, ele descreve os fluxos de trabalho para uso eficiente da documentação e como atingir rapidamente uma compreensão dos problemas, a fim de resolvê-los.
Os próximos capítulos serão uma visita mais detalhada ao sistema, começando com infraestrutura básica e serviços (capítulos 8 a 10 ) e subindo progressivamente na pilha, até chegar nas aplicações de usuários no capítulo 13. O Capítulo 12 lida com assuntos mais avançados que tratam mais diretamente com preocupações dos administradores de grandes conjuntos de computadores (incluindo servidores), enquanto o capítulo 14 é uma breve introdução para a questão mais ampla de segurança de computadores e dá algumas chaves para evitar a maioria dos problemas.
O Capítulo 15 é para os administradores que querem ir além e criar seus próprios pacotes Debian.
The present version is already the ninth edition of the book (we include the first four that were only available in French). This edition covers version 10 of Debian, code-named Buster. Among the changes, Debian now supports UEFI Secure Boot, providing some extra safety against attacks on the boot infrastructure, and making it easier to install Debian on new computers where Secure Boot is usually enabled by default. Again at the security level, AppArmor, a Mandatory Access Control system that regulates what various applications are allowed to perform, is now enabled by default. All included packages have obviously been updated, including the GNOME desktop, which is now in its version 3.30.
Nós adicionamos algumas notas e observações nas barras laterais. Elas têm vários papéis: elas podem chamar a atenção para um ponto difícil, completar uma noção do estudo de caso, definir alguns termos, ou servir como lembretes. Aqui está uma lista das mais comuns destas barras laterais: