Product SiteDocumentation Site

8.11. Instalando o Núcleo

8.11.1. Características do Pacote de Núcleo do Debian

A Debian kernel package installs the kernel image (vmlinuz-version), its configuration (config-version) and its symbols table (System.map-version) in /boot/. The modules are installed in the /lib/modules/version/ directory.
Os scripts de configuração do pacote automaticamente geram uma imagem initrd, a qual é um mini sistema designado a ser carregado na memória (dai o nome, que significa “init ramdisk”) pelo carregador de inicialização, e usado pelo núcleo Linux somente para carregar os módulos necessários para acessar os dispositivos que contém um sistema Debian completo (por exemplo, o driver para discos SATA). Finalmente, os scripts pós-instalação atualizam as ligações simbólicas /vmlinuz, /vmlinuz.old, /initrd.img e /initrd.img.old para que eles apontem para os dois últimos núcleos instalados, respectivamente, assim como para as imagens initrd correspondentes.
A maioria dessas tarefas são delegadas aos scripts hook nos diretórios /etc/kernel/*.d/. Por exemplo, a integração com o grub se apoia em /etc/kernel/postinst.d/zz-update-grub e /etc/kernel/postrm.d/zz-update-grub para chamar update-grub quando os núcleos são instalados ou removidos.

8.11.2. Instalando com dpkg

Using apt is so convenient that it makes it easy to forget about the lower-level tools, but the easiest way of installing a compiled kernel is to use a command such as dpkg -i package.deb, where package.deb is the name of a linux-image package such as linux-image-4.19.37-falcot_1_amd64.deb.
As etapas de configuração descritas neste capítulo são básicas e podem levar tanto a um sistema servidor ou a uma estação de trabalho, e podem ser massivamente duplicadas em modos semi-automatizados. Contudo, não é suficiente por si só para prover um sistema completamente configurado. Algumas peças ainda precisam ser configuradas, começando por programas de baixo nivel (low-level) conhecidos como “Unix services”.