Product SiteDocumentation Site

13.10. Softwares de Comunicação em Tempo Real

Debian provides a wide range of Real-Time Communications (RTC) client software. The setup of RTC servers is discussed in Seção 11.8, “Serviços de Comunicação em Tempo Real”. In SIP (Session Initiation Protocol) terminology, a client application or device is also referred to as a user agent.
Cada aplicação cliente varia em funcionalidade. Algumas aplicações são mais convenientes para intensos usuários de "chat" (bate-papo), enquanto outras aplicações são mais estáveis para usuários de "webcam". Talvez seja necessário testar várias aplicações para identificar aquelas que são mais satisfatórias. Um usuário pode finalmente decidir que ele precise de mais de uma aplicação, por exemplo, uma aplicação XMPP para trocar mensagens com clientes e uma aplicação IRC para colaboração com algumas comunidades "online".
Para maximizar a habilidade de usuários se comunicarem com um mundo mais amplo, é recomendado configurar tanto um cliente SIP quanto um cliente XMPP, ou um único cliente que tenha suporte a ambos os protocolos.
The default GNOME desktop suggests the Empathy communications client. Empathy can support both SIP and XMPP. It supports instant messaging (IM), voice and video. The KDE project provides KDE Telepathy, a communications client based on the same underlying Telepathy APIs used by the GNOME Empathy client.
Popular alternatives to Empathy/Telepathy include Ekiga, Linphone, Psi and Jami (formerly known as Ring).
Some of these applications can also interact with mobile users using apps such as Lumicall on Android.
O Guia para Início Rápido em Comunicações em Tempo Real tem um capítulo dedicado a software cliente.
Desenvolvedores Debian operam um serviço SIP comunitário em rtc.debian.org. A comunidade mantém um wiki com documentação sobre como configurar muitas das aplicações cliente empacotadas para o Debian. Os artigos e screenshots do wiki são uma fonte útil para qualquer um configurar um serviço similar em seu próprio domínio.