Product SiteDocumentation Site

11.3. Contate seu CERT local

O CERT (Computer and Emergency Response Team) é uma organização que pode te ajudar a recuperar o sistema comprometido. Existem CERTs espalhados por todo o mundo [68] e você deve contatar seu CERT local caso ocorra algum incidente de segurança que comprometa seu sistema. As pessoas do CERT local são orientadas à ajudá-los.
Fornecer informações sobre os incidentes de segurança para o CERT local (ou o centro de coordenação do CERT), mesmo que você não precise de assistência, pode ajudar os outros a determinar se uma vulnerabilidade está disseminada na Internet e indicar que novas ferramentas de combate ao worm estão sendo utilizadas. Estas informações são usadas para fornecer à comunidade da Internet alertas sobre as http://www.cert.org/current/, e para publicar http://www.cert.org/incident_notes/ e até mesmo http://www.cert.org/advisories/. Para informações mais detalhadas de como (e porquê) relatar um incidente leia o http://www.cert.org/tech_tips/incident_reporting.html.
Você pode usar mecanismos menos formais se precisar de ajuda na recuperação de um sistema comprometido ou quiser discutir informações do incidente. Estes mecanismos incluem a http://marc.theaimsgroup.com/?l=incidents e a http://marc.theaimsgroup.com/?l=intrusions.


[68] Esta é a lista de alguns CERTS, para uma lista completa veja o http://www.first.org/about/organization/teams/index.html (FIRST significa Forum of Incident Response and Security Teams): http://www.auscert.org.au (Austrália), http://www.unam-cert.unam.mx/ (México) http://www.cert.funet.fi (Finlândia), http://www.dfn-cert.de (Alemanha), http://cert.uni-stuttgart.de/ (Alemanha), http://idea.sec.dsi.unim.it (Itália), http://www.jpcert.or.jp/ (Japão), http://cert.uninett.no (Noruega), http://www.cert.hr (Croácia) http://www.cert.pl (Polônia), http://www.cert.ru (Rússia), http://www.arnes.si/si-cert/ (Eslovênia) http://www.rediris.es/cert/ (Espanha), http://www.switch.ch/cert/ (Suiça), http://www.cert.org.tw (Taiwan), e http://www.cert.org (US).