Nota: O documento original é mais novo que esta tradução.

Comparação de Licenças de Software

******Este documento está em desenvolvimento*******

Aqueles que acompanham o Software Livre tendem a desenvolver opiniões muito fortes sobre licenças. Os iniciantes não se preocupam com elas já que estão mais preocupados em acabar seu trabalho e não entendem as implicações de longo prazo de se escolher software com uma licença ao invés de outro (é duvidoso que haja muitas pessoas que entendam as nuances do licenciamento que não têm opiniões fortes sobre o assunto).

Através dos anos, um número de licenças ganharam proeminência pois dão aos autores de software o tipo de controle sobre sua criação que a maioria dos desenvolvedores desejam. É ainda comum encontrar software que não tem copyright visível ou que contém uma licença única desenvolvida pelo autor. A última pode ser muito incômoda para os distribuidores de software (tanto on-line quanto pessoas que criam CDs) pois muitas dessas licenças contém erros comuns que tornam o software difícil de distribuir.

O que segue é uma lista de licenças de software Livres (Abertas) comuns e alguns pontos bons e ruins de cada. Apenas os pontos relevantes à discussão são mostrados. Também, muitos pontos são listados sob o título "BOM/MAU". Esses são pontos que podem ser bons ou maus, dependendo do seu ponto de vista.


Alguns erros comuns em licenças escritos pelos desenvolvedores: