3.5. Pré-Particionamento para sistemas Multi-Boot

Particionar o seu disco rígido refere-se simplesmente ao acto de dividir o seu disco em seções. Cada seção é então independente das outras. É de certa forma equivalente a pôr paredes dentro de uma casa; se colocar mobília num quarto não afeta qualquer outro quarto.

Se já possuir um sistema operativo no seu sistema (Windows 9x, Windows NT/2000/XP/2003/Vista/7, OS/2, MacOS, Solaris, FreeBSD, …) que utilize todo o disco e quiser colocar Debian no mesmo disco, irá necessitar de o reparticionar. Debian necessita das suas próprias partições no disco rígido. Não pode ser instalado em partições do Windows ou do Mac OS X. Pode ser possível partilhar algumas partições com outros sistemas Unix, mas esse tema não é coberto aqui. No mínimo irá necessitar de uma partição dedicada para o sistema de ficheiros raiz de Debian.

Poderá encontrar informação da sua configuração atual de partições utilizando uma ferramenta de particionamento para o seu sistema operativo atual, tal como o gestor de discos do Windows ou o fdisk no DOS. As ferramentas de particionamento têm sempre uma forma de mostrar as partições atuais sem efetuar alterações.

Regra geral, alterar uma partição já com um sistema de ficheiros nela irá destruir essa informação. Por isso deve sempre fazer uma cópia de segurança aos seus dados antes de efetuar qualquer reparticionamento. Utilizando a analogia da casa, provavelmente quer mover toda a mobília para fora do caminho antes de mudar uma parede, ou arrisca-se a destruí-la.

Vários sistemas operativos modernos oferecem a funcionalidade de mover e redimensionar certas partições existentes sem destruir o seu conteúdo. Isto permite criar espaço para partições adicionais sem perder a informação existente. Mesmo que isto funcione bem na maioria dos casos, fazer alterações ao particionamento de um disco é uma ação inerentemente perigosa e deve apenas ser feita após ter feito uma cópia de segurança completa aos seus dados. Para partições FAT/FAT32 e NTFS utilizadas em sistemas DOS e Windows, a capacidade de as mover e redimensionar sem perda de dados é disponibilizada quer pelo debian-installer quer pelo Gestor de Discos do Windows 7.

Para redimensionar uma partição FAT ou NTFS existente sem qualquer perda de dados a partir do debian-installer, vá para a etapa de particionamento, escolha a opção de particionamento manual, escolha a partição a redimensionar, e simplesmente indique o novo tamanho.

Criar e apagar partições pode ser feito a partir do debian-installer assim como a partir de um sistema operativo existente no seu sistema. Regra geral, as partições devem ser criadas pelo sistema que as irá utilizar, i.e. partições a serem utilizadas por Debian GNU/Linux devem ser criadas no debian-installer e partições a serem utilizadas noutro sistema operativo devem ser criadas por esse. O debian-installer é capaz de criar partições não-Linux e partições criadas desta forma normalmente funcionam sem problemas quando utilizadas em outros sistemas operativos, por isso se quiser ter a certeza, utilize as ferramentas nativas para criar as partições a utilizar por outros sistemas operativos.

Se vai instalar mais de um sistema operativo na mesma máquina, deve instalar todos os outros sistemas operativos antes de proceder com a instalação de Debian. As instalações de Windows e de outros sistemas operativos podem destruir a capacidade de arrancar Debian, ou encorajá-lo a reformatar as partições não-nativas.

Você pode recuperar destas ações ou evitá-las, mas instalar primeiro o sistema operativo nativo poupa-lhe problemas.