3.1. Vista Geral do Processo de Instalação

Primeiro, apenas uma nota sobre reinstalações. Com Debian, a circunstância em que irá necessitar de uma reinstalação completa do seu sistema é muito rara; talvez por falha mecânica do disco rígido na maior parte dos casos.

Muitos sistemas operativos usuais podem necessitar de uma instalação completa quando ocorrem falhas críticas ou em atualizações para novas versões do SO. Mesmo quando não é necessária uma instalação completamente nova, muitas vezes os programas utilizados são reinstalados para funcionarem corretamente no novo SO.

Em Debian GNU/Linux, é muito provável que o seu SO possa ser reparado em vez de ser substituído se as coisas correrem mal. As atualizações nunca precisam de uma instalação completa; Podem-se sempre fazer atualizações no local. E os programas são quase sempre compatíveis com as sucessivas versões do SO. Se uma nova versão do programa necessitar de software de suporte mais recente, o sistema de pacotes de Debian assegura-se que todo o software necessário é automaticamente identificado e instalado. O ponto é que, muito esforço tem sido empreendido para evitar a necessidade de reinstalação, por isso pense nisso como a sua última opção. O instalador não é projetado para se reinstalar sobre o sistema operativo já existente.

Aqui está um roadmap para as etapas que irá tomar durante o processo de instalação.

  1. Salvaguardar todos os dados existentes ou documentos que estão no disco rígido onde está a planear instalar.

  2. Recolher informação sobre o seu computador e qualquer documentação necessária, antes de começar com a instalação.

  3. Criar espaço para partições para o Debian no seu disco rígido.

  4. Localizar e/ou obter software do instalador e alguns ficheiros de controladores ou de firmware específicos que a sua máquina necessite.

  5. Preparar o meio de arranque, tal como CDs/DVDs/pens USB, ou disponibilizar uma infra-estrutura de arranque pela rede a partir da qual o instalador possa arrancar.

  6. Arrancar a partir do instalador de sistema.

  7. Selecionar a linguagem de instalação.

  8. Ativar a ligação de rede ethernet, se disponível.

  9. Criar e montar as partições nas quais Debian vai ser instalado.

  10. Visualizar o download/instalação/configuração automática do sistema base.

  11. Escolher e instalar software adicional.

  12. Instalar um gestor de arranque que possa iniciar o Debian GNU/Linux e/ou o seu sistema existente.

  13. Carregar o sistema acabado de instalar pela primeira vez.

Para 64-bit ARM tem a opção de utilizar uma versão gráfica experimental do sistema de instalação. Para mais informações acerca deste instalador gráfico, veja Secção 5.1.6, “O Instalador Gráfico”.

Se tiver problemas durante a instalação, ajuda saber quais os pacotes que estão envolvidos em cada etapa. Introduzindo o ator principal do software em questão neste drama da instalação:

O software instalador, debian-installer, é a principal preocupação deste manual. Este deteta o hardware e carrega os controladores apropriados, utiliza o dhcp-client para configurar a ligação à rede, corre debootstrap para instalar os pacotes da base do sistema, e corre tasksel para lhe permitir instalar determinado software adicional. Muitos mais atores participam em pequenos papéis neste processo, mas o debian-installer já completou a sua tarefa quando carregar o novo sistema pela primeira vez.

Para ajustar o sistema às suas necessidades, tasksel permite-lhe escolher vários conjuntos predefinidos de software, como um servidor Web ou um ambiente de trabalho.

Uma opção importante durante a instalação é se instala ou não um ambiente de trabalho gráfico, que consiste no X Window System e num dos ambientes de trabalho gráficos disponíveis. Se escolher não selecionar a tarefa Ambiente de Trabalho, terá apenas um sistema relativamente básico de linha de comandos. Instalar a tarefa Ambiente de Trabalho é opcional pois necessita comparativamente de uma grande quantidade de espaço em disco, e porque muitos sistemas Debian GNU/Linux são servidores que não têm qualquer necessidade de um interface gráfico com o utilizador para fazer o seu trabalho.

Apenas fique alertado que o X Window System é completamente separado do debian-installer, e de facto é muito mais complicado. A análise de problemas do gestor do X Window System, não está no âmbito deste manual.