3.4. Reunir os Requisitos Mínimos de Hardware

Assim que juntar a informação sobre o hardware do seu computador, certifique-se que o seu hardware permite fazer o tipo de instalação que deseja.

Dependendo das suas necessidades, pode conseguir com menos do que algum do hardware recomendado na tabela listada abaixo. No entanto, a maioria dos utilizadores arriscam-se a sair frustrados se ignorarem estas sugestões.

Tabela 3.2. Requisitos Mínimos de Sistema Recomendados

Tipo de Instalação RAM (mínimo) RAM (recomendado) Disco Rígido
Sem desktop 256 megabytes 512 megabytes 2 gigabytes
Com Desktop 1 gigabyte 2 gigabytes 10 gigabytes

Os valores mínimos assumem que a awap estará ativa e que é utilizada uma imagem que não a liveCD. O valor Sem desktop assume que é utilizada a versão não-gráfica (baseada em texto) do instalador.

Os requisitos mínimos reais de memória são muito inferiores aos números listados nesta tabela. Com a swap ativa, é possível instalar Debian com tão pouco como 140MB. O mesmo se passa com os requisitos de espaço em disco, especialmente se escolher quais as aplicações a instalar; para informação adicional de requisitos de espaço em disco veja Secção D.2, “Espaço em Disco Necessário para Tarefas”.

É possível correr um ambiente de desktop gráfico em sistemas mais antigos ou mais fracos, mas neste caso é recomendado instalar um gestor de janelas que necessite de menos recursos do que os ambientes GNOME e KDE Plasma; as alternativas incluem xfce4, icewm e wmaker, mas há outros que podem ser escolhidos.

É praticamente impossível dar requisitos gerais de memória ou de espaço em disco para instalações em servidores pois estes dependem muito para que vai ser utilizado o servidor.

Lembre-se que estes tamanhos não incluem todos os outros materiais que são normalmente encontrados, tais como ficheiros dos utilizadores, mail, e dados. É sempre melhor ser generoso quando considerar espaço para os seus ficheiros e dados.

O espaço em disco necessário para uma operação sem problemas do próprio sistema Debian GNU/Linux é tido em conta nestes requisitos recomendados de sistema. Notavelmente a partição /var contém muita informação de estado específica de Debian, além do seu conteúdo usual como por exemplo, ficheiros de log. Os ficheiros do dpkg (com a informação de todos os pacotes instalados) pode facilmente consumir 40MB. Além disso, o apt armazena aqui os pacotes descarregados antes de serem instalados. Deve alocar pelo menos 200MB para a partição /var, e muito mais se instalar um ambiente de trabalho gráfico.