8.1. Desligar o sistema

Para desligar um sistema Debian GNU/Linux em execução, não deve reiniciar com o botão de reset na parte da frente ou detrás do seu computador, ou simplesmente desligar o computador. Debian GNU/Linux deve ser desligado de uma forma controlada, caso contrário podem perder-se ficheiros e/ou pode-se danificar o disco. Se correr um ambiente gráfico, normalmente está disponível uma opção para fazer log out a partir do menu de aplicações que lhe permite desligar (ou reiniciar) o sistema.

Em alternativa pode pressionar a combinação de teclas Ctrl+Alt+Del . Se a combinação de teclas não funcionar, a última opção é entrar como root e escrever os comandos necessários. Utilize reboot para reiniciar o sistema. Utilize halt para parar o sistema sem o desligar [14] Para desligar a máquina, use poweroff ou shutdown -h now. O sistema init de systemd proporciona comandos adicionais que podem fazer as mesmas funções; por exemplo systemctl reboot ou systemctl poweroff.



[14] Num sistema init SysV halt tinha o mesmo efeito que poweroff, mas com systemd como sistema init (o predefinido desde o Jessie) os seus efeitos são diferentes.