A.2. Iniciar o instalador

A equipa debian-cd disponibiliza, na página de CDs/DVDs Debian, compilações de imagens de instalação que utilizam o debian-installer. Para mais informação sobre onde obter as imagens de instalação, veja a Secção 4.1, “Imagens de instalação oficiais de Debian GNU/Linux”.

Alguns métodos de instalação necessitam de outras imagens diferentes das dos meios ópticos. A Secção 4.2.1, “Onde Encontrar Ficheiros de Instalação” explica como encontrar imagens nos mirrors Debian.

As subseções abaixo irão dar os detalhes sobre qual das imagens deverá utilizar para cada possível meio de instalação.

A.2.1. Disco Óptico

A imagem de CD netinst é uma imagem popular que pode ser utilizada para instalar bullseye com o debian-installer. Este método de instalação destina-se a arrancar a partir da imagem e instalar pacotes adicionais através da rede; daí o nome netinst. A imagem tem os componentes de software necessários para correr o instalador e pacotes base para disponibilizar um sistema bullseye mínimo. Se preferir, pode obter uma imagem de CD/DVD completo, a qual não necessitará de rede para a instalação. Irá necessitar apenas da primeira imagem do conjunto.

Descarregue o tipo que preferir e grave-o para um disco óptico.

A.2.2. Iniciar a partir da rede

Também é possível iniciar o debian-installer totalmente a partir da rede. Os vários métodos para netboot dependem da arquitetura e da configuração de netboot. Os ficheiros em netboot/ podem ser utilizados para netboot debian-installer.

A.2.3. Iniciar de disco rígido

É possível iniciar o instalador sem utilizar dispositivos amovíveis, apenas com um disco rígido existente, o qual poderá ter um sistema operativo diferente. Obtenha hd-media/initrd.gz, hd-media/vmlinuz, e uma imagem de CD/DVD Debian para o diretório raiz do seu disco rígido. Certifique-se que a imagem tem um ficheiro cujo o nome termina em .iso. Agora é só uma questão de iniciar o linux com o initrd.