1.7. Organização Deste Documento

Este documento tem o propósito de servir como um manual para os que utilizam Debian pela primeira vez. Tenta fazer o mínimo de suposições quanto possível acerca do seu nível de conhecimentos. No entanto, nós assumimos que você tem um bom entendimento geral acerca de como trabalha o hardware no seu computador.

Os utilizadores mais experientes podem também encontrar uma interessante referência de informação neste documento, incluindo os tamanhos para a instalação mínima, detalhes acerca do hardware suportado pelo sistema de instalação Debian, e etc. Nós encorajamos os nossos utilizadores avançados a dar uma vista de olhos neste documento.

Genericamente, este manual está disposto numa forma linear, acompanhando-o ao longo do processo de instalação desde o início até ao fim. Aqui estão as etapas da instalação de Debian GNU/Linux, e as seções deste documento relacionadas com cada etapa:

  1. Determinar se o seu hardware cumpre os requisitos para utilizar o sistema de instalação, no Capítulo 2, Requisitos do Sistema.

  2. Fazer cópias de segurança do seu sistema, executar o planeamento e configuração de hardware necessário antes de instalar Debian, no Capítulo 3, Antes de Instalar Debian GNU/Linux. Se você estiver a preparar um sistema multi-boot, pode necessitar de criar espaço particionável no seu disco rígido para ser utilizado por Debian.

  3. No Capítulo 4, Obter o Meio de Instalação do Sistema, irá obter os ficheiros necessários para o seu método da instalação.

  4. O seguinte Capítulo 5, Arrancar o Sistema de Instalação descreve o arranque para o sistema de instalação. Este capítulo também discute procedimentos de resolução de problemas no caso de encontrar problemas com esta etapa.

  5. Faça a instalação de acordo com o Capítulo 6, Utilizar o Instalador Debian. Isto envolve escolher a sua linguagem, configurar módulos controladores de periféricos, configurar a sua ligação de rede de modo a que os restantes ficheiros de instalação possam ser obtidos a partir de um servidor Debian (isto se não estiver a instalar a partir de um conjunto de imagens de instalação de CDs/DVDs), particionar os seus discos rígidos e instalar um sistema base, e por fim a seleção e instalação de tarefas. (São explicadas algumas noções sobre como fazer o particionamento para o seu sistema Debian em Apêndice C, Particionar para Debian.)

  6. Iniciar para o seu sistema base acabado de instalar, a partir do Capítulo 7, A Iniciar O Seu Novo Sistema Debian.

Assim que tiver o seu sistema instalado, você pode ler o Capítulo 8, Próximos Passos e Onde Ir a Partir Daqui. Esse capítulo explica onde pode encontrar mais informações acerca de Debian e de Unix, e como substituir o seu kernel.

Finalmente, informação acerca deste documento e de como contribuir para ele pode ser encontrada no Apêndice E, Administrivia.