3.1. Vista Geral do Processo de Instalação

Primeiro, apenas uma nota sobre reinstalações. Com Debian, a circunstância em que você necessita de uma reinstalação completa do seu sistema é muito rara; talvez por falha mecânica do disco rígido na maior parte dos casos.

Muitos sistemas operativos usuais podem necessitar de uma instalação completa quando ocorrem falhas críticas ou em actualizações para novas versões do SO. Mesmo quando não é necessária uma instalação completamente nova, muitas vezes os programas utilizados são reinstalados para funcionarem correctamente no novo SO.

Em Debian GNU/Linux, é muito provável que o seu SO possa ser reparado em vez de ser substituído se as coisas correrem mal. As actualizações nunca precisam de uma instalação completa; Podem-se sempre fazer actualizações no local. E os programas são quase sempre compatíveis com as sucessivas versões do SO. Se uma nova versão do programa necessitar de software de suporte mais recente, o sistema de pacotes da Debian assegura-se que todo o software necessário é automaticamente identificado e instalado. O ponto é que, muito esforço tem sido empreendido para evitar a necessidade de reinstalação, por isso pense nisso como a sua última opção. O instalador não é projectado para se reinstalar sobre o sistema operativo já existente.

Aqui está um roadmap para as etapas que você vai tomar durante o processo de instalação.

  1. Salvaguardar todos os dados existentes ou documentos que estão no disco rígido onde está a planear instalar.

  2. Recolher informação sobre o seu computador e qualquer documentação necessária, antes de começar com a instalação.

  3. Localizar e/ou obter software do instalador e de alguns ficheiros de controladores ou firmware específicos que a sua máquina necessite.

  4. Preparar media de arranque tal como CDs/DVDs/pens USB ou disponibilizar uma infra-estrutura de arranque pela rede a partir da qual o instalador possa arrancar.

  5. Arrancar a partir do instalador de sistema.

  6. Seleccionar o idioma de instalação.

  7. Activar a ligação de rede ethernet, se disponível.

  8. Se necessário, redimensione partições existentes no seu disco rígido de destino para ter espaço para a instalação.

  9. Criar e montar as partições nas quais Debian vai ser instalado.

  10. Visualizar o download/instalação/setup automático do sistema base.

  11. Escolher e instlar additional software.

  12. Instalar um gestor de arranque que possa iniciar o Debian GNU/Linux e/ou o seu sistema existente.

  13. Carregar o sistema acabado de instalar pela primeira vez.

Para 64-bit PC você tem a opção de utilizar uma uma versão gráfica do sistema de instalação. Para mais informações acerca deste instalador gráfico, veja Secção 5.1.8, “O Instalador Gráfico”.

Se tiver problemas durante a instalação, ajuda saber quais os pacotes que estão envolvidos em cada etapa. Introduzindo o actor principal do software em questão neste drama da instalação:

O software instalador, debian-installer, é a principal preocupação deste manual. Ele detecta o hardware e carrega os controladores apropriados, utiliza o dhcp-client para configurar a ligação de rede, corre o debootstrap para instalar os pacotes da base do sistema, e corre o tasksel para lhe permitir instalar determinado software adicional. Muitos mais actores participam em pequenos papéis neste processo, mas o debian-installer já completou a sua tarefa quando você carrega o novo sistema pela primeira vez.

Para afinar o sistema às suas necessidades, tasksel permite-lhe vários conjuntos de software pré-definidos como um servidor Web ou um ambiente de trabalho.

Uma opção importante durante a instalação é se instala ou não um ambiente de trabalho gráfico, que consiste no X Window System e num dos ambientes de trabalho gráficos disponíveis. Se escolher não seleccionar a tarefa Ambiente de Trabalho, terá apenas um sistema relativamente básico de linha de comandos. Instalar a tarefa Ambiente de Trabalho é opcional pois necessita comparativamente de uma grande quantidade de espaço em disco, e porque muitos sistemas Debian GNU/Linux são servidores que não têm qualquer necessidade de um interface gráfico com o utilizador para fazer o seu trabalho.

Apenas fique alertado que o X Window System é completamente separado do debian-installer, e de facto é muito mais complicado. A análise de problemas do gestor do X Window System, não está no âmbito deste manual.