3.4. Reunir os Requisitos Mínimos de Hardware

Assim que juntar a informação sobre o hardware existente no seu computador, certifique-se que o seu hardware permite fazer o tipo de instalação que deseja.

Dependendo das suas necessidades, pode conseguir com menos do que algum do hardware recomendado na tabela listada abaixo. No entanto, a maioria dos utilizadores arriscam-se a sair frustrados se ignorarem estas sugestões.

Um Pentium 4, 1GHz é o mínimo recomendado para um sistema desktop.

Tabela 3.2. Requisitos Mínimos de Sistema Recomendados

Tipo de Instalação RAM (mínimo) RAM (recomendado) Disco Rígido
Sem desktop 256 megabytes 512 megabytes 2 gigabytes
Com Desktop 512 megabytes 2 gigabytes 10 gigabytes

The minimum value assumes that swap will be enabled.

The actual minimum memory requirements are a lot less than the numbers listed in this table. With swap enabled, it is possible to install Debian with as little as 170MB. The same goes for the disk space requirements, especially if you pick and choose which applications to install; see Secção D.2, “Espaço em Disco Necessário para Tarefas” for additional information on disk space requirements.

É possível correr um ambiente de desktop gráfico em sistemas mais antigos ou mais fracos, mas neste caso é recomendado instalar um gestor de janelas que necessite de menos recursos que os ambientes GNOME e KDE Plasma; as alternativas incluem xfce4, icewm e wmaker, mas há outros que podem ser escolhidos.

É praticamente impossível dar requisitos gerais de memória ou de espaço em disco para instalações em servidores pois estes dependem muito para que vai ser utilizado o servidor.

Lembre-se que estes tamanhos não incluem todos os outros materiais que são normalmente encontrados, tais como ficheiros dos utilizadores, mail, e dados. É sempre melhor ser generoso quando considerar espaço para os seus ficheiros e dados.

O espaço em disco necessário para uma operação sem problemas do próprio sistema Debian GNU/Linux é tido em conta nestes requisitos de sistema recomendados. Notavelmente a partição /var contém muita informação de estado específica de Debian além do seu conteúdo usual como ficheiros de log. Os ficheiros do dpkg (com a informação de todos os pacotes instalados) pode facilmente consumir 40MB. Além disso, o apt põe aqui os pacotes a que é feito o download antes de serem instalados. Deve alocar pelo menos 200MB para a partição /var, e muito mais se instalar um ambiente de trabalho gráfico.