4.4. Preparar Ficheiros para Arrancar a Partir de Disco Rígido.

O instalador pode ser iniciado utilizando os ficheiros de arranque colocados numa partição do disco rígido, quer seja lançado a partir de outro sistema operativo ou invocando directamente o gestor de arranque da BIOS.

Uma instalação completa pure network pode ser conseguida utilizando esta técnica. Isto evita todo o aborrecimento do media amovível, tal como encontrar e gravar imagens de CD ou lutar com um número elevado de imagens de disquetes que não são fiáveis.

4.4.1. Arrancar o instalador de disco rígido a partir de Linux com o LILO ou GRUB

Esta secção explica como adicionar ou substituir uma instalação de Linux existente utilizando tanto o LILO como o GRUB.

Na altura do arranque, ambos os gestores de arranque suportam carregar para a memória, não apenas o kernel, mas também a imagem de disco. Este disco RAM pode ser utilizado pelo kernel como sistema de ficheiros root.

Copie os seguintes ficheiros dos arquivos Debian para uma localização conveniente no seu disco, (note que o LILO não consegue arrancar a partir de ficheiros num sistema de ficheiros NTFS) por exemplo para a /boot/newinstall/.

  • vmlinuz (binário kernel)

  • initrd.gz (imagem ramdisk)

Finalmente, para configurar o gestor de arranque prossiga para a Secção 5.1.5, “A arrancar a partir de Linux utilizando LILO ou GRUB.

4.4.2. Arrancar o instalador de disco rígido a partir de DOS utilizando loadlin

Esta secção explica como preparar um disco rígido para arrancar o instalador a partir do DOS utilizando o loadlin.

Copie os seguintes directórios de uma imagem de CD Debian para c:\.

  • /install.amd (binário do kernel e imagem ramdisk)

  • /tools (ferramenta loadlin)