A.2. Iniciar o instalador

A equipa do cd-debian fornece configurações das imagens de CD utilizando debian-installer na página Debian GNU/Linux em CDs. Para mais informações em onde adquirir CDs, visite a Secção 4.1, “Conjuntos Oficiais de CDs/DVDs Debian GNU/Linux”.

Alguns métodos de instalação requerem outras imagens para além das de CD. A Secção 4.2.1, “Onde Encontrar Imagens de Instalação” explica como encontrar imagens nos Debian mirrors.

As subsecções abaixo irão dar os detalhes sobre qual das imagens deverá utilizar para cada possível meio de instalação.

A.2.1. CDROM

A imagem de CD netinst é uma imagem popular que pode ser utilizada para instalar buster com o debian-installer. Esta imagem destina-se a arrancar a partir de CD e instalar pacotes adicionais a partir da rede; daí o nome 'netinst'. A imagem tem componentes de software necessários a correr o instalador e pacotes base para disponibilizar um sistema mínimo buster. Se preferir, pode obter uma imagem de CD completa, a qual não necessitará de rede para a instalação. Irá necessitar apenas do primeiro CD do conjunto.

Faça o download do tipo que preferir e grave para um CD.

A.2.2. Pen de memória USB

É também possível instalar a partir de um dispositivo amovível USB. Um porta-chaves USB, por exemplo, pode dar para uma meio de instalação de Debian que poderá transportar para todo lado.

A forma mais fácil de preparar a sua pen de memória USB é fazer o download de qualquer imagem de CD ou DVD que caiba lá, e escrever directamente a imagem para a pen. Claro que isto irá destruir tudo o que já esteja na pen. Isto funciona porque as imagens de CD Debian são imagens "isohybrid" que arrancam a partir de CD e de pens USB.

Existem outras formas mais flexíveis para preparar a pen de memória para utilizar o instalador debian, e é possível que funcione com uma pen de memória de menor capacidade. Para detalhes, visite a Secção 4.3, “Preparar Ficheiros para iniciar a partir de USB Memory Stick”.

A.2.3. Iniciar a partir da rede

É também possível iniciar o debian-installer totalmente a partir da rede. Os vários métodos para netboot dependem da arquitectura e da configuração de netboot. Os ficheiros em netboot/ podem ser utilizados para netboot debian-installer.

A.2.4. Iniciar de disco rígido

É possível iniciar o instalador sem utilizar dispositivos amovíveis, mas apenas com o disco rígido existente, que poderá ter um sistema operativo diferente. Faça o download de hd-media/initrd.gz, hd-media/vmlinuz, e uma imagem de CD Debian para o directório raiz do seu disco rígido. Certifique-se que a imagem de CD tem um ficheiro cujo o nome termine em .iso. Agora é só uma questão de iniciar o linux com o initrd.