Capítulo 3. Sistema de instalação

Índice

3.1. Quais as novidades do sistema de instalação?
3.1.1. Instalação automatizada

O Instalador Debian é o sistema de instalação oficial para o Debian. Ele oferece vários métodos de instalação. Os métodos disponíveis para instalar seu sistema dependem da sua arquitetura.

Imagens do instalador para a buster podem ser encontradas juntamente com o Guia de Instalação no site web do Debian.

O Guia de Instalação também está incluído na primeira mídia dos conjuntos de DVDs (CDs/blu-rays) oficiais do Debian, disponíveis em:

/doc/install/manual/idioma/index.html

Também pode ser do seu interesse verificar a errata do debian-installer que contém uma lista de problemas conhecidos.

3.1. Quais as novidades do sistema de instalação?

Muito desenvolvimento foi feito no Instalador Debian desde seu lançamento oficial anterior com o Debian 9, resultando em melhorias no suporte a hardware e em alguns novos recursos ou melhorias muito interessantes.

Destacadamente, há o suporte inicial para UEFI Secure Boot (veja Seção 2.2.1, “UEFI Secure Boot”), que foi adicionado às imagens de instalação.

Caso você esteja interessado nas mudanças detalhadas desde a stretch, por favor, verifique os anúncios de lançamento das versões beta e RC da buster disponíveis a partir do histórico de notícias do Instalador Debian.

3.1.1. Instalação automatizada

Algumas mudanças mencionadas na seção anterior também implicam em mudanças no suporte do instalador para instalação automatizada utilizando arquivos de pré-configuração. Isso significa que, caso você tenha arquivos configuração preexistentes que funcionaram com o instalador stretch, você não pode esperar que esses funcionem com o novo instalador sem modificação.

O Guia de Instalação possui um apêndice atualizado separado com uma extensa documentação sobre como usar a pré-configuração.