2.1. Hardware Suportado

Debian não impõe requisitos de hardware para além do que é requerido pelo kernel Linux ou pelo kernel kFreeBSD e pelas ferramentas GNU. Por isso qualquer arquitectura ou plataforma para a qual tenha sido portado o kernel Linux ou kFreeBSD, libc, gcc, etc. e para a qual exista um port de Debian, poderá correr Debian. Para mais detalhes sobre sistemas com a arquitectura 32-bit PC que tenham sido testados com Debian GNU/Linux, por favor, veja as páginas dos Ports em https://www.debian.org/ports/i386/.

Em vez de tentar descrever todas a configurações de hardware que são suportadas por 32-bit PC , esta secção contém informação geral e indicações de onde se pode encontrar informação adicional.

2.1.1. Arquitecturas Suportadas

Debian GNU/Linux 10 suporta dez arquitecturas de maior relevo e várias variações de cada arquitectura conhecidas por flavors.

Arquitectura Designação Debian Sub-arquitectura Flavor
Baseado em Intel x86 i386 máquinas x86 por defeito por defeito
apenas domínios Xen PV xen
AMD64 & Intel 64 amd64    
ARM armel Marvell Kirkwood e Orion marvell
ARM com FPU em hardware armhf multi-plataforma armmp
ARM 64bit arm64    
MIPS 32bit (big endian) mips MIPS Malta 4kc-malta
Cavium Octeon octeon
MIPS 64bit (little endian) mips64el MIPS Malta 5kc-malta
Cavium Octeon octeon
Loongson 3 loongson-3
MIPS 32bit (little endian) mipsel MIPS Malta 4kc-malta
Cavium Octeon octeon
Loongson 3 loongson-3
Power Systems ppc64el IBM POWER8 ou máquinas mais recentes  
IBM S/390 de 64bit s390x IPL a partir de VM-reader e DASD generic

Este documento cobre a instalação para a arquitectura 32-bit PC utilizando o Linux. Se está à procura de informação acerca de qualquer uma das outras arquitecturas suportadas por Debian veja a página dos Debian-Ports.

2.1.2. Suporte de CPUs, Placas principais e de Vídeo

Informação completa acerca dos periféricos suportados pode ser encontrada no HOWTO de Compatibilidade de Hardware Com Linux. Esta secção apenas enumera o básico.

2.1.2.1. CPU

São suportados praticamente todos os processadores baseados em x86 (IA-32) ainda em utilização nos computadores pessoais. Isto também inclui os processadores AMD 32-bit e VIA (antiga Cyrix), e os processadores como o Athlon XP e o Intel P4 Xeon.

No entanto, %debian; GNU/Linux buster não irá correr em processadores 586 (Pentium) ou anteriores.

[Nota] Nota

Se o seu sistema tiver um processador 64-bit das famílias AMD64 ou Intel 64, provavelmente irá desejar utilizar o instalador para a arquitectura amd64 em vez do instalador para a arquitectura i386 (32-bit).

2.1.2.2. I/O Bus

O bus do sistema é a parte da motherboard que permite que ao CPU comunicar com periféricos tais como os dispositivos de armazenamento. O seu computador tem de utilizar PCI, PCI ou PCI-X. Essencialmente todos os computadores pessoais vendidos nos últimos anos utilizam um destes.

2.1.3. Portáteis

De um ponto de vista técnico, os portáteis são PCs normais, por isso toda a informação acerca de PCs também se aplica aos portáteis. Hoje em dia as instalações em portáteis deixam-nos logo funcionais, incluindo coisas como suspender automaticamente o sistema ao fechar a tampa e botões específicos dos portáteis tais os que desligam os interfaces wifi (airplane mode). Ainda assim por vezes alguns fabricantes utilizam hardware especializado ou proprietário para algumas funções especificas dos portáteis que poderão não ser suportadas. Para saber se o seu portátil funciona bem com GNU/Linux veja, por exemplo, as páginas do Linux Laptop.

2.1.4. Múltiplos Processadores

Suporte para múltiplos processadores — também chamado de multi-processamento simétrico ou SMP — está disponível para esta arquitectura. A imagem standard de kernel de Debian 10 foi compilada com suporte a SMP-alternatives. Isto significa que o kernel irá detectar o número de processadores (ou cores de processador) e irá automaticamente desactivar SMP em sistemas com um único processador.

Ter vários processadores num computador era originalmente um tópico para sistemas servidor topo de gama mas com a introdução dos chamados processadores multi-core tornou-se bastante comum nos últimos anos. Estes contêm dois ou mais unidades de processamento, chamadas cores, num único chip.

2.1.5. Suporte de Hardware Gráfico

O suporte para interfaces gráficos de Debian é determinado pelo suporte encontrado no sistema X11 do X.Org e do kernel. São disponibilizados pelo kernel gráficos básicos de framebuffer, enquanto que os ambientes gráficos utilizam o X11. A disponibilidade das funcionalidades avançadas da placa gráfica tal como aceleração 3D por hardware ou vídeo acelerado por hardware, depende do próprio hardware gráfico utilizado no sistema e em alguns casos da instalação de firmware adicional (veja Secção 2.2, “Dispositivos que Necessitam de Firmware”).

Em PCs modernos, normalmente um ecrã gráfico funciona de imediato. Em alguns poucos casos existem relatos de hardware no qual foi necessária a instalação de firmware adicional da placa gráfica, mas estes têm sido raras excepções. Para muito hardware, a aceleração 3D também funciona bem, mas existe algum hardware que necessita de blobs binários para funcionar bem.

Detalhes de hardware gráfico e dispositivos apontadores suportados podem ser encontrados em https://wiki.freedesktop.org/xorg/. Debian 10 é lançado com X.Org versão 7.7.

2.1.6. Hardware Para Ligação em Rede

Quase todas as placas de rede (NIC) suportadas pelo kernel Linux devem também ser suportadas pelo sistema de instalação; os controladores devem ser carregados automaticamente. Isto inclui a maioria das placas PCI/PCI-Express assim como PCMCIA/Express Cards em portáteis. Muitas placas ISA antigas também são suportadas.

RDIS é suportado, mas não durante a instalação.

2.1.6.1. Placas de Rede Sem Fios (Wireless)

As redes sem fios são em geral suportadas assim como um crescente número de adaptadores de rede sem fios são suportados pelo kernel oficial Linux, embora muitos deles necessitem que seja carregado firmware.

Se for necessário firmware, o instalador irá pedir-lhe para carregar o firmware. Para informação detalhada acerca de como carregar firmware durante a instalação veja Secção 6.4, “Carregar Firmware em Falta”.

As placas de rede sem fios que não sejam suportadas pelo kernel Linux oficial podem normalmente ser postas a funcionar em Debian GNU/Linux, mas não são suportadas durante a instalação.

Se existir algum problema com a rede sem fios e se não existir outra placa de rede que possa utilizar durante a instalação, ainda assim é possível instalar Debian GNU/Linux utilizando uma imagem completa de CD-ROM ou DVD. Escolha a opção de não configurar uma rede e instalar utilizando apenas os pacotes disponíveis a partir do CD/DVD. Depois, poderá então instalar o controlador e o firmware que necessite após a instalação estar terminada (após reiniciar) e configure manualmente a rede.

Em alguns casos o controlador que necessita pode não estar disponível como um pacote Debian. Tem então de procurar código fonte disponível na internet e compilar você mesmo o controlador. Como fazer isto está fora do âmbito deste manual. Se não existir disponível nenhum driver Linux, o seu último recurso é utilizar o pacote ndiswrapper, que permite utilizar um driver Windows.

2.1.7. Ecrãs Braille

O suporte para ecrãs braille é determinado pelo suporte encontrado em brltty. A maioria dos ecrãs trabalha sob brltty, ligado através de uma porta série, USB ou bluetooth. Os detalhes dos dispositivos braille suportados podem ser encontrados no website brltty. Debian GNU/Linux 10 vem com brltty versão 5.6.

2.1.8. Hardware Sintetizador de Voz

O suporte a hardware de sintetizador de voz é determinado pelo suporte dado pelo speakup. O speakup apenas suporta placas integradas e dispositivos externos ligados a uma porta série (não são suportados adaptadores USB ou série-para-USB ou adaptadores PCI). Detalhes dos dispositivos de hardware suportados para sintetizar voz podem ser encontrados no website speakup. Debian GNU/Linux 10 vem com speakup versão 3.1.6.

2.1.9. Periféricos e Outro Hardware

Linux suporta uma grande variedade de dispositivos de hardware tais como ratos, impressoras, scanners, dispositivos PCMCIA/CardBus/ExpressCard e USB. No entanto a maioria destes dispositivos não são necessários durante a instalação do sistema.

O hardware USB geralmente funciona bem. Nalguns PCs muito antigos alguns teclados USB podem necessitar de configuração adicional. (veja Secção 3.6.5, “Assuntos de Hardware Para Estar Atento”). Em PCs modernos, os teclados e ratos USB funcionam sem qualquer configuração específica.