4.1. Conjuntos Oficiais de CDs/DVDs Debian GNU/Linux

De longe, a forma mais simples para se instalar o Debian GNU/Linux é a partir de um conjunto de CDs/DVDs oficiais. Pode comprar um conjunto a um vendedor (visite a página de vendedores de CDs). Também pode fazer o download das imagens de CD/DVD a partir do mirror Debian e fazer o seu próprio conjunto, se tiver uma ligação rápida à Internet e um gravador de CDs/DVDs (para informações detalhadas visite a página de CDs Debian) e o Debian CD FAQ. Se tiver um conjunto de CDs/DVDs Debian e estes arrancarem na sua máquina, pode saltar directamente para o Capítulo 5, Arrancar o Sistema de Instalação. Muito esforço tem sido gasto para garantir que os ficheiros mais utilizados estão nos primeiros CDs e DVDs, para que possa ser feita uma instalação de um desktop básico apenas com o primeiro DVD ou - numa extensão limitada - apenas com o primeiro CD.

Como os CDs têm uma capacidade bastante limitada pelos standards actuais, nem todos os ambientes de trabalho gráficos são instaláveis apenas como o primeiro CD; para alguns ambientes de trabalho a instalação por CD necessita de ligação de rede durante a instalação para obter os restantes ficheiros ou de CDs adicionais.

Além disso tenha presente que: se o os CDs/DVDs que estiver a utilizar não contiverem alguns dos pacotes que necessita, pode sempre instalar esses pacotes posteriormente a partir do seu novo sistema Debian (depois da instalação estar concluida). Se necessitar saber em que CD/DVD encontrar um pacote específico, visite https://cdimage-search.debian.org/.

Se a sua máquina não suportar arrancar a partir de CD, mas se no entanto tiver um conjunto de CDs, pode utilizar uma estratégia alternativa tal como uma net boot, ou carregar manualmente o kernel a partir do CD para iniciar o instalador de sistema. Os ficheiros que necessita para arrancar através de outros métodos também estão no CD; A organização do arquivo Debian é idêntica à organização de ficheiros do CD. Portanto quando abaixo forem dadas localizações para ficheiros específicos necessários para o arranque, procure por esses ficheiros nos mesmos directórios e sub-directórios do seu CD.

Uma vez o instalador iniciado, a partir do CD você poderá obter todos os outros ficheiros que precisa.

Se não tiver um conjunto de CDs, então terá de fazer o download dos ficheiros do sistema de instalação e colocá-los na num computador na rede para que possam ser utilizados para arrancar o instalador.