Apêndice A. Gerenciando seu sistema stretch antes da atualização

Índice

A.1. Atualizando seu sistema stretch
A.2. Verificando seus arquivos source-list do APT
A.3. Removendo arquivos de configuração obsoletos
A.4. Atualizar locales antigos para UTF-8

Este apêndice contém informações sobre como assegurar-se de que você consegue instalar ou atualizar pacotes da stretch antes de atualizar para a buster. Isso só será necessário em situações específicas.

A.1. Atualizando seu sistema stretch

Basicamente, isso não é diferente de qualquer outra atualização do stretch que você tenha feito. A única diferença é que você precisa ter certeza de que sua lista de pacotes ainda contém referências para o stretch conforme explicado na Seção A.2, “Verificando seus arquivos source-list do APT”.

Caso você atualize o seu sistema usando um espelho Debian, ele automaticamente atualizará para a última versão pontual do stretch.

A.2. Verificando seus arquivos source-list do APT

Se qualquer uma das linhas nos seus arquivos source-list do APT (veja sources.list(5)) contiver referências a stable, você já está efetivamente apontando para a buster. Isso pode não ser o que você quer caso você ainda não esteja pronto para a atualização. Caso você já tenha executado apt update, você ainda pode voltar atrás sem problemas seguindo o procedimento abaixo.

Caso você também já tenha instalado pacotes do buster, provavelmente não há razão para instalar pacotes do stretch. Neste caso, você terá que decidir se quer continuar ou não. É possível rebaixar a versão (downgrade) dos pacotes, mas isso não é abordado neste documento.

Como root, abra o arquivo source-list do APT relevante (tal como /etc/apt/sources.list) com seu editor favorito, e verifique todas as linhas começando com deb http:, deb https:, deb tor+http:, deb tor+https:, URIs: http:, URIs: https:, URIs: tor+http: ou URIs: tor+https: para determinar se existe uma referência a stable. Caso você encontre qualquer uma, altere de stable para stretch.

Caso você tenha linhas começando com deb file: ou URIs: file:, você mesmo terá que verificar se o local indicado contém um repositório da stretch ou da buster.

[Importante]Importante

Não mude nenhuma linha que comece com deb cdrom: ou URIs: cdrom:. Fazer isso invalidaria a linha e você teria que executar o apt-cdrom novamente. Não se preocupe se uma linha para uma fonte do tipo cdrom: apontar para unstable. Embora confuso, isso é normal.

Caso você tenha feito quaisquer mudanças, salve o arquivo e execute

# apt update

para atualizar a lista de pacotes.

A.3. Removendo arquivos de configuração obsoletos

Antes de atualizar o seu sistema para buster, é recomendado remover arquivos de configuração antigos (tais como arquivos *.dpkg-{new,old} em /etc) do sistema.

A.4. Atualizar locales antigos para UTF-8

Usar um locale não UTF-8 legado deixou de ser suportado por desktops e outros projetos de software bastante conhecidos a um longo tempo. Tais locales devem ser atualizados executando dpkg-reconfigure locales e selecionando um padrão UTF-8. Você também deve se certificar que os usuários não estejam sobrescrevendo o padrão para usar um locale legado nos seus ambientes.