A.3. Instalação

Assim que o instalador iniciar, você será saudado com um ecrã inicial. Carregue na tecla Enter para arrancar, ou leia as instruções para os outros métodos de arranque e parâmetros (veja a Secção 5.2, “Parâmetros de Arranque”).

Ao fim de algum tempo ir-lhe-á ser pedido para seleccionar o seu idioma. Utilize as teclas de cursor para escolher o idioma e pressione a tecla Enter para continuar. Em seguida será questionado para seleccionar o país, com opções que incluem onde o seu idioma é falado. Se não o encontrar nessa pequena lista, está disponível uma lista com todos os países do mundo.

Ser-lhe-á pedido para confirmar a disposição do teclado. Escolha o que está por omissão, a menos que conheça melhor.

Agora recoste-se enquanto o instalador debian detecta algum do seu hardware, e carrega o resto da instalação a partir de CD, disquete, USB, etc.

Em seguida o instalador tentará detectar o hardware de rede e preparar a ligação por DHCP. Se não estiver numa rede ou não tiver DHCP, ser-lhe-á dada a oportunidade para configurar a rede manualmente.

A configuração da rede é seguida da criação das contas de utilizador. Por omissão é-lhe pedido para indicar uma palavra-passe para a conta root (administrador) e a informação necessária para criar uma conta de utilizador normal. Se não especificar uma palavra-passe para o utilizador root esta conta será desabilitada mas o pacote sudo será instalado posteriormente para permitir que sejam executadas as tarefas administrativas no novo sistema. Por omissão, à primeira conta de utilizador criada no sistema ser-lhe-á permitido utilizar o comando sudo para se tornar root.

A próxima etapa é acertar o relógio e o fuso horário. O instalador irá tentar contactar na Internet um servidor de horas para se assegurar que o relógio é correctamente acertado. O fuso horário é baseado no país escolhido anteriormente e o instalador apenas lhe irá pedir para escolher um se o seu país tiver vários fusos horários.

Agora é o momento de particionar os seus discos. Primeiro ser-lhe-á dada a oportunidade de particionar automaticamente ou o disco inteiro, ou o espaço livre disponível num dispositivo (veja Secção 6.3.4.2, “Particionamento Guiado”). Isto é recomendado para novos utilizadores ou para alguém com pressa. Se não quiser um particionamento automático, escolha a opção Manual do menu.

No ecrã seguinte irá ver a sua tabela de partições, como irão as partições ser formatadas, e onde irão ser montadas. Seleccione uma partição para a modificar ou apagar. Se fez o particionamento automático deverá poder escolher Terminar particionamento e escrever alterações no disco do menu que utilizou para as criar. Lembre-se de atribuir pelo menos uma partição para espaço de swap e montar uma partição em /. Por favor veja o Apêndice C, Particionar para Debian; o apêndice Apêndice C, Particionar para Debian tem mais informações gerais acerca do particionamento.

Agora o debian-installer formata as partições e começa a instalar o sistema base, que poderá levar algum tempo. Será seguido pela instalação do kernel.

O sistema base que foi previamente instalado é uma instalação funcional, mas mínima. Para tornar o sistema mais funcional a próxima etapa é permitir-lhe instalar pacotes adicionais escolhendo tarefas. Antes dos pacotes poderem ser escolhidos, o apt necessita de ser configurado já que isso define a partir de onde são obtidos os pacotes. A tarefa Sistema Standard será escolhida por omissão e geralmente deve ser instalada. Escolha a tarefa Ambiente Desktop se quiser ter um desktop gráfico após a instalação. Para informação adicional acerca desta etapa veja Secção 6.3.6.2, “Seleccionar e Instalar Software”.

A última etapa é instalar o gestor de arranque. Se o instalador detectar outros sistemas operativos no seu computador, irá adicioná-los ao menu do gestor e notificá-lo-á do acrescento.

debian-installer irá o informar de que a instalação terminou. Retire o CD ou outros media de arranque e carregue na tecla Enter para reiniciar a sua máquina. Deverá arrancar no novo sistema instalado e permitir-lhe o acesso, que é explicado no Capítulo 7, A Iniciar O Seu Novo Sistema Debian.

Se precisar de mais informação sobre o processo de instalação, visite o Capítulo 6, Utilizar o Instalador Debian.